Após pressão do Sindicato, Itaú se compromete a fechar agências no ES

24/03/2020 16:21

Nos últimos dois dias, o Sindicato recebeu denúncias e flagrou que o banco não estava cumprindo o decreto do Governo do Estado, que determinada o fechamento das unidades bancárias

Depois de o Sindibancários/ES pressionar nos últimos dois dias os gestores nas agências do Itaú, a Gerência de Serviços Operacionais (GSO) orientou o fechamento das unidades e se comprometeu com o Sindicato a cumprir o Decreto 4604-R do Governo do Estado, que suspende o atendimento ao público em todas as agências bancárias (públicas e privadas) pelo prazo de quinze dias (até 06 de abril), para conter a pandemia de coronavírus, o Sindicato dos Bancários/ES passou a intensificar a fiscalização para averiguar se os bancos estavam cumprindo o decreto.

Nessa segunda-feira, 23, o Sindicato recebeu várias denúncias de bancários e flagrou que o Itaú não estava cumprindo o decreto. A situação voltou a se repetir nesta terça-feira. “O Sindicato percorreu algumas agências do Itaú e confirmou que havia grande aglomeração de clientes e usuários sendo atendidos sem qualquer critério de contingenciamento. Em outras unidades, permitiam que os clientes entrassem de dez em dez, mas novamente sem nenhum critério”. Ele afirma que o texto do decreto deixa claro que as exceções são “para os atendimentos referentes aos programas destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças graves e o funcionamento de caixas eletrônicos”.

“As denúncias que chegaram ao Sindicato nos últimos dois dias e a fiscalização dos nossos diretores e das nossas diretoras foram cruciais para pressionarmos o banco a cumprir o decreto”. Carlão acrescenta também que ainda nessa segunda-feira o Sindicato encaminhou denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) sobre a situação do Itaú. A denúncia foi encaminhada ao gabinete criado pelo MPES para apurar e cobrar o cumprimento de medidas de proteção no enfrentamento do coronavírus.

“O Sindicato vai continuar fiscalizando todos os bancos. Contamos também com a ajuda dos bancários e das bancárias que são nossos principais fiscais. Denunciem as irregularidades”, pediu Carlão. Ele disse ainda que o Sindicato vai tomar as medidas jurídicas cabíveis contra bancos e gestores que insistam em expor os empregados ao risco de contágio da Covid-19. “Vamos responsabilizá-los em cada um dos casos que houver contágio do empregado por negligência dos bancos”, advertiu Carlão.