Bancários e bancárias capixabas aprovaram em assembleia a minuta geral de reivindicações e as específicas do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco do Nordeste (BNB) para a Campanha Nacional da categoria 2026. Antes da assembleia de votação, os bancários discutiram sobre as propostas em plenária virtual. A entrega das minutas à Fenaban e aos bancos públicos ocorre nesta quarta-feira (24), em São Paulo.
As propostas de minutas são resultado dos debates da 28ª Conferência Nacional dos Bancários e das Bancárias e dos congressos nacionais específicos dos bancos públicos. As etapas nacionais foram realizadas a partir das resoluções e propostas encaminhadas pelas conferências estaduais e regionais. A Consulta Nacional da categoria, que neste ano contou com a participação recorde de 54.952 respondentes, também contribuiu para a edição final da minuta geral de reivindicações, que resultará na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A diretora do Sindibancários/ES Rita Lima destacou durante a plenária a conjuntura adversa que atravessa a categoria bancária e os desafios para a Campanha Nacional deste ano. Se por um lado os bancos continuam obtendo lucros estrondosos, por outro, os trabalhadores bancários convivem com índice de desemprego crescente, provocado principalmente pelo Bradesco e Itaú, com fechamento de agências e elevado grau de adoecimento. Na Caixa e no Banco do Brasil há a prevalência de uma política nefasta de deterioração do papel público dos bancos, com fechamento de unidades, não contratação e sobrecarga de trabalho.
“É nesse contexto que vamos fazer nossa Campanha Nacional. Nossa luta será pelos direitos da categoria, mas também pelo Brasil. Nossa campanha vai se dar exatamente no meio da campanha eleitoral e a gente precisa ter compromisso em garantir que o Brasil não retorne a tempos anteriores, que foram trágicos para a classe trabalhadora. Precisamos continuar defendendo os bancos públicos e todas as empresas estratégicas nacionais”, frisou Rita Lima.
Caixa
Os bancários capixabas da Caixa aprovaram por unanimidade a minuta de reivindicações. Durante a plenária, o diretor do Sindibancários/ES André Tosta falou um dos pontos centrais para os empregados nesta campanha. “Reafirmamos nossa luta em defesa do Saúde Caixa. Saímos vitoriosos no último ano quando conquistamos o reajuste zero. Mas precisamos derrubar o teto de 6,5% sobre a folha de pagamento. Sem a queda do teto, sem esse avanço, não vamos conseguir garantir a sustentabilidade do Saúde Caixa”, destacou.
Banco do Brasil
A proposta de minuta do Banco do Brasil foi aprovada por 88% dos bancários que participaram da assembleia. A defesa da Cassi, com maior aporte do BB, é uma das principais reivindicações. “O custo total hoje da Cassi para o patrocinador é em torno de 48 a 52%, o que é quase igual ao custo dos funcionários. Nossa reivindicação é que os trabalhadores contribuam com 30% e o BB 70%. Outro eixo é a inclusão dos bancários egressos dos bancos incorporados e dos concursados pós-2018, que hoje não têm direito à Cassi na aposentadoria”, defendeu o diretor do Sindicato Igor Chagas.









