Bancos, parem de demitir! Essa foi a reivindicação de entidades sindicais dos bancários em todo país nesta quinta-feira, 15, no Dia Nacional de Luta contra as Demissões. No Espírito Santo, diretores e diretoras do Sindibancários/ES foram para as agências do Bradesco e Santander, no Centro de Vila Velha, e do Itaú, na Reta da Penha, em Vitória, para protestar contra o desrespeito dos bancos com os trabalhadores, que estão sendo demitidos em plena pandemia.
Além da crise sanitária causada pela covid-19, o Brasil atravessa uma profunda crise econômica, que atinge diversos setores da economia e devasta a vida dos trabalhadores. Para os bancos, no entanto, aqui continua sendo o paraíso da lucratividade. Bradesco, Santander e Itaú lucraram juntos mais de R$ 21 bilhões somente no primeiro semestre deste ano. Esse resultado para lá de excelente só foi possível com a dedicação dos trabalhadores do setor financeiro, que mesmo em meio à pandemia, continuam trabalhando arduamente para alcançar as metas abusivas impostas pelos bancos.
Mesmo com os bilhões a mais, o Itaú, Bradesco e Santander quebraram o compromisso assumido entre março e abril deste ano de não demitir empregados durante a pandemia. Somente no Bradesco, as demissões já alcançaram quase 1 mil bancários e bancárias em todo o país. O desrespeito não para por aí. Entre os trabalhadores demitidos estão gestantes, empregados prestes a se aposentarem e bancários em tratamento de saúde.
“Hoje, no Dia Nacional de Luta, inclusive, o Bradesco demitiu cinco bancários capixabas e o comunicado de demissão foi por telefone. Para dar continuidade ao seu projeto de expansão no mercado, o Bradesco passa por cima da legislação trabalhista, da convenção dos bancários e segue desrespeitando seus empregados e a sociedade, na medida em que contribuiu para o aumento do desemprego e da crise econômica no país. Além disso, as demissões têm deixado um clima de apreensão, medo e terror nas agências, pois os bancários sofrem diante da instabilidade no emprego”, denuncia o diretor do Sindibancários/ES, Fabricio Coelho. No Espírito Santo, 15 bancários e bancárias foram demitidos.
#NãoDemitaMeusPais

Diretores e diretoras do Sindibancários/ES na agência do Itaú, na Reta da Penha, em Vitória, no Dia Nacional de Luta contra as demissões (Fotos: Fábio Vicentini)
Os bancários e bancárias do Itaú também estão em campanha contra as demissões. O banco que teve um dos maiores lucros no semestre deste ano, de R$ 8 bilhões, também não se acanha ao descumprir o compromisso que assumiu de manter seus trabalhadores empregados durante a pandemia. Na área de Veículos, o Itaú demitiu 130 bancários. As demissões também seguiram nas agências bancárias.
“O Brasil é o paraíso para os bancos nacionais e estrangeiros. Além do lucro bilionário dessas instituições, em plena crise, ser escandaloso, ainda há a hiperexploração dos trabalhadores bancários. Ao demitir bancários nessa conjuntura, negando um compromisso que assumiu, o Itaú revela que não é confiável nem para os trabalhadores nem para a sociedade”, alerta o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
Santander: demissões por telefone

Diretores do Sindibancários/ES na agência do Santander, no Centro de Vila Velha, em protesto contra as demissões e a cobrança de metas (Foto: Fábio Vicentini)
O Santander foi o primeiro a romper o compromisso assumido de não demitir bancários durante a pandemia da covid-19. No início de junho, alegou que o compromisso era apenas até maio e iniciou uma série de demissões. A justificativa era, segundo o banco, “baixo desempenho” dos bancários demitidos. No entanto, o Santander lucrou somente no Brasil R$ 5,989 bilhões no primeiro semestre de 2020, o que representa 32% do lucro mundial do banco. Isso mesmo após o banco ter feito uma provisão para créditos de liquidação duvidosa (PDD) de R$ 10,4 bilhões.
“Vivemos uma conjuntura adversa, de crise econômica, alto índice de desemprego e ainda enfrentamos uma pandemia. É no mínimo absurdo que o Santander, com esse lucro elevado mesmo em meio a isso tudo, demita trabalhadores. O desrespeito do Santander vai além, pois muitas demissões estão sendo feitas por meio de ligações telefônicas”, denuncia o diretor da Federação dos Bancários RJ/ES, Claudio Merçon (Cacau).
#QuemLucraNãoDemite
A campanha contra as demissões pelos bancos continua. Vários tuittaços estão sendo realizados denunciando a covardia e o desrespeito dos bancos com seus empregados. Fique atento às redes sociais do Sindicato e participe! Use sempre as hashtags: #QuemLucraNãoDemite #NãoDemitaMeusPais #SantanderRespeiteoBrasil #BradescoNãoDemita #BradescoPenseNoFuturo


