Na contramão das orientações dos especialistas em saúde, o governador Renato Casagrande publicou no último sábado, 03, novo decreto (Decreto N 4859-R) flexibilizando as medidas de isolamento durante a pandemia. Com o fim da quarentena no domingo, volta a vigorar nesta segunda-feira, 05, a classificação de risco por municípios.
Segundo o Mapa de Gestão de Risco atual, 37 municípios, incluindo todos os da região metropolitana de Vitória, estão classificados como “risco extremo”; 39 como “risco alto”, e apenas dois como “risco moderado”.

Mesmo com praticamente todo o mapa do Espírito Santo em vermelho, o decreto estadual libera atividades comerciais durante três dias da semana, de quarta a sexta-feira, com permissão de funcionamento do comércio em geral, shopping centers e prestadores de serviço. O transporte público intermunicipal também volta a funcionar, com capacidade reduzida a 50% da ocupação de assentos. Apenas os transportes municipal e metropolitano (transcol) continuam suspensos, exceto para transporte de trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência que precisem de locomoção para serviços de saúde.
No caso dos bancos, a orientação segue a mesma: só pode haver atendimento presencial em caráter excepcional e, prioritariamente, para pagamentos dos benefícios emergenciais.
O balanço feito pelo Sindicato dos Bancários/ES é de que as medidas podem agravar o quadro de contaminação e mortes no Estado. “O novo decreto piorou o que já era ruim. A emergência sanitária exige medidas mais restritivas, sobretudo com a circulação de novas variantes, mais contagiosas e letais. O apontamento da ciência é de que, nesta fase mais crítica, só um lockdown pode conter de forma eficaz a disseminação da doença. Só assim poderemos evitar o colapso do sistema de saúde, até que tenhamos a maioria da população imunizada pela vacina”, diz o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
Muitos municípios do Espírito Santo já sofrem com a ausência de leitos de terapia intensiva. A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, divulgou na manhã desta segunda, 05, que 100% dos leitos de UTI estão ocupados. Futuros pacientes que necessitarem de tratamento intensivo deverão ser transferidos para outras cidades. A disponibilidade de vagas, no entanto, reduz a cada dia. Segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo é de 95%.
“Infelizmente, esta é uma tragédia anunciada. Não queremos ver no nosso estado pessoas morrendo sem ter sequer a possibilidade de se internar, como já acontece Brasil afora. Por isso defendemos o lockdown”, argumenta Carlão.
Para o dirigente, Casagrande cede à pressão empresarial e se fecha para o diálogo com trabalhadores. “Está prevalecendo o pedido do setor empresarial, da indústria e do comércio. Casagrande critica o presidente Jair Bolsonaro, mas segue a mesma lógica. Se temos uma classificação de risco extremo, o mais coerente seria intensificar as medidas restritivas e estabelecer o lockdown. É injustificável liberar o comércio nesse contexto”, critica.
Carlão lembra que entidades sociais têm feito inúmeros apelos ao Governo do Estado para reforçar as medidas de isolamento e proteção social. Um manifesto assinado por mais de 90 entidades, entre elas o Sindibancários/ES, foi publicado na última semana defendendo o lockdown e reivindicando auxílio emergencial de R$ 600 para os mais vulneráveis, além de outras propostas.
O Sindicato também lançou uma campanha de mídia defendendo o fechamento dos bancos e o lockdown nesta fase mais crítica da pandemia.
Bancos mantêm atendimento essencial
Em relação aos bancos, a orientação se mantém. O atendimento presencial só pode acontecer em caráter excepcional, ou seja, quando não for possível pelos canais digitais, e deve priorizar o “atendimento referente aos benefícios sociais, aposentadorias e pensões e o atendimento a programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus”.
“Bancários e bancárias devem ficar atentos, pois os bancos não podem abrir de forma indiscriminada. Todos devem ajudar a fiscalizar o cumprimento do decreto”, alerta Carlão.
Ele lembra ainda que Sindicato e entidades nacionais dos bancários já se articulam para tentar incluir a categoria bancária no grupo prioritário de vacinação. “Estamos insistindo nacional e localmente para isso. Bancos e governos querem manter as agências funcionando, sem a necessária proteção à categoria, e isso precisa ser revertido”, conclui.
Denuncie descumprimento de decretos
O Sindibancários/ES pede à categoria que denuncie qualquer descumprimento das medidas previstas no decreto estadual e nos decretos municipais que regulamentam o funcionamento dos bancos.
O funcionário que se sentir coagido a executar tarefas que não estejam previstas deve formalizar a denúncia na Secretaria de Saúde (27-99650-8033) ou no Jurídico do Sindicato (27-99961-4185). Você também pode utilizar o Canal de Denúncias do nosso site.
Casos no ES e Brasil
O Espírito Santo tem 388.600 casos registrados de covid-19 e 7.672 óbitos. A média móvel de mortes nos últimos 14 dias foi de 45,5, uma alta de 51% em relação ao período anterior. No domingo, foram registradas 33 mortes em 24h. No Brasil, são contabilizadas 331.530 mortes e 12.983.560 casos da covid-19.

