Na próxima quarta-feira, 29, a partir das 18h30, o Sindicato dos Bancários/ES faz uma plenária virtual para discutir as ações contra a privatização da Banestes Seguros. Além dos trabalhadores do Sistema Financeiro Banestes, estão sendo convidadas para a plenária lideranças da sociedade civil. Ante o ataque do governo Casagrande à seguradora, o Sindicato vai recompor o Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual, do qual é coordenador.
NO DIA 29 DE SETEMBRO, A PARTIR DAS 18H30, CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DA PLENÁRIA
Segundo o diretor do Sindicato Jonas Freire, a plenária é importante para os funcionários do Banestes saberem a quantas anda o processo de privatização da seguradora e como a venda desse valioso ativo impacta o Banestes.
O dirigente reforça que a privatização da Banestes Seguros não afetará apenas os mais de 80 funcionários vinculados à seguradora, mas a todos os banestianos. Ao decidir abrir mão de um de seus mais valiosos ativos, sublinha Jonas, todo o Sistema Financeiro Banestes fica comprometido. “Por isso é imperativo que todos participem da plenária. A venda da seguradora pavimenta o caminho para a privatização do Banestes”.
Privatização é termo proibido
No último domingo (29), Renato Casagrande negou ao jornal A Gazeta que a seguradora esteja sendo privatizada. O governador afirma que o Banestes está se associando a um parceiro para criar uma nova empresa. “Vamos formar uma nova empresa e a Banestes Seguros continua existindo”, garantiu o governador.
Para Jonas, Casagrande foge da palavra privatização. Ainda, na entrevista, Casagrande afirmou que a Banestes Seguros continua existindo. “Faltou ele explicar que continua existindo, mas oca, ou seja, os ativos da empresa pública que é líder do mercado de seguros capixaba nos segmentos de pessoas, automóveis e patrimônio seriam transferidos de mãos beijadas para a nova empresa. “Pior, além de entregar os dedos e os anéis para a iniciativa privada, o governo entra como sócio minoritário da nova empresa”, adverte.
Venda em fatia
Jonas diz que o processo anunciado pelo Banestes tem cheiro, cara e jeito de privatização, mas a direção do Banestes nega que esteja vendendo a seguradora. Jonas conta que no dia 25 de agosto, dirigentes do Sindicato se reuniram presencialmente com o diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, e outros membros da diretoria para questionar a privatização da Banestes Seguros.
Na reunião, o presidente chamou a venda da seguradora de sociedade, parceria, menos pelo nome correto: privatização. “O governador ‘cavou’ esse espaço na mídia para tentar dissuadir os capixabas e os banestianos de que a transação envolvendo a seguradora está dissociada do Banestes. Ora, a privatização da seguradora é a venda de uma parte valiosíssima do Banestes. Parte da credibilidade da imagem conquistada pelo Banestes junto aos capixabas vem da seguradora”.
Para o dirigente, Casagrande sabe que o Sindicato está organizando a resistência à privatização da Banestes Seguros e reage nos jornais com a expectativa de enfraquecer essa luta do Sindicato e dos banestianos em defesa do Banestes público e estadual. “O governador Casagrande está desenhando a privatização do Banestes, que começa pela seguradora. É preciso resistir aos ataques, e essa resistência começa com a participação de todos e todas na plenária do dia 29”, reforça Jonas.

