A minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 irá à votação na próxima terça-feira, 14, em assembleia da categoria, que acontecerá no Centro Sindical dos Bancários/ES a partir das 18h30 e nas subsedes em Cachoeiro, Colatina e Linhares. A assembleia será precedida de uma plenária virtual na segunda-feira, 13, também às 18h30, para debate e avaliação da proposta.

Acesse AQUI o link da plenária e participe!

O texto a ser votado será o que for aprovado pelos delegados e delegadas que se reúnem neste final de semana, 10 a 12 de junho, na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo. A data prevista para a entrega da minuta à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é 15 de junho.

Congresso Estadual abre debate sobre reivindicações e estratégia

Para os capixabas, o debate da pauta da categoria foi iniciado no 7º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias, que aconteceu de 13 a 15 de maio, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. Ali, eles apontaram os eixos prioritários que foi defendido no fórum regional e será colocado para debate e aprovação no Congresso Nacional da categoria para a composição da minuta, como reajuste de 10% mais inflação do período; PLR linear para todos os bancários; defesa do emprego e dos bancos públicos e fim das metas.

O Congresso Estadual levou o tema “A hora é agora: lutar e conquistar”, que deve ser também a tônica da Campanha Nacional deste ano, na opinião da coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima.

“Viemos de longos períodos de resistência. Agora temos que intensificar nossa luta, com disposição e ousadia para obtermos conquistas. Teremos uma campanha dura, com ameaça de arrocho, e é fundamental manter nossa unidade para sairmos vitoriosos”, diz.

Também aconteceram durante o evento os encontros estaduais específicos de bancários dos bancos públicos e privados.

Eixos de luta aprovados pelo 7º Congresso Estadual

Específicos:

  • Índice de reajuste composto por inflação mais 10%;
  • PLR linear a todos os bancários;
  • Promoção de igualdade de oportunidades;
  • Defesa da jornada de 6 horas;
  • Fim das metas;
  • Defesa do emprego bancário;
  • Saúde do trabalhador;
  • Segurança bancária;
  • Condições do trabalho remoto;
  • Isonomia;
  • Defesa dos bancos públicos;
  • Manutenção das homologações no sindicato.

Políticos:

  • Fora Bolsonaro/Mourão;
  • Pela revogação da Emenda Constitucional no 95;
  • Pela revogação da reforma trabalhista;
  • Pela revogação da reforma da Previdência;
  • Pela revogação da terceirização;
  • Auditoria da Dívida Pública Já;
  • Pelo fim da discriminação e violência racial;
  • Pelo fim da violência contra as mulheres e população LGBTQIA+;
  • Estatização do sistema financeiro;
  • Ratificação da Convenção 158 da OIT;
  • Defesa dos serviços públicos, do SUS e da Educação pública;
  • Não à Reforma Administrativa;
  • Pelo fim da autonomia do Banco Central

Confira o edital de convocação: