A minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 irá à votação na próxima terça-feira, 14, em assembleia da categoria, que acontecerá no Centro Sindical dos Bancários/ES a partir das 18h30 e nas subsedes em Cachoeiro, Colatina e Linhares. A assembleia será precedida de uma plenária virtual na segunda-feira, 13, também às 18h30, para debate e avaliação da proposta.
Acesse AQUI o link da plenária e participe!
O texto a ser votado será o que for aprovado pelos delegados e delegadas que se reúnem neste final de semana, 10 a 12 de junho, na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo. A data prevista para a entrega da minuta à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é 15 de junho.
Congresso Estadual abre debate sobre reivindicações e estratégia
Para os capixabas, o debate da pauta da categoria foi iniciado no 7º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias, que aconteceu de 13 a 15 de maio, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. Ali, eles apontaram os eixos prioritários que foi defendido no fórum regional e será colocado para debate e aprovação no Congresso Nacional da categoria para a composição da minuta, como reajuste de 10% mais inflação do período; PLR linear para todos os bancários; defesa do emprego e dos bancos públicos e fim das metas.
O Congresso Estadual levou o tema “A hora é agora: lutar e conquistar”, que deve ser também a tônica da Campanha Nacional deste ano, na opinião da coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima.
“Viemos de longos períodos de resistência. Agora temos que intensificar nossa luta, com disposição e ousadia para obtermos conquistas. Teremos uma campanha dura, com ameaça de arrocho, e é fundamental manter nossa unidade para sairmos vitoriosos”, diz.
Também aconteceram durante o evento os encontros estaduais específicos de bancários dos bancos públicos e privados.
Eixos de luta aprovados pelo 7º Congresso Estadual
Específicos:
- Índice de reajuste composto por inflação mais 10%;
- PLR linear a todos os bancários;
- Promoção de igualdade de oportunidades;
- Defesa da jornada de 6 horas;
- Fim das metas;
- Defesa do emprego bancário;
- Saúde do trabalhador;
- Segurança bancária;
- Condições do trabalho remoto;
- Isonomia;
- Defesa dos bancos públicos;
- Manutenção das homologações no sindicato.
Políticos:
- Fora Bolsonaro/Mourão;
- Pela revogação da Emenda Constitucional no 95;
- Pela revogação da reforma trabalhista;
- Pela revogação da reforma da Previdência;
- Pela revogação da terceirização;
- Auditoria da Dívida Pública Já;
- Pelo fim da discriminação e violência racial;
- Pelo fim da violência contra as mulheres e população LGBTQIA+;
- Estatização do sistema financeiro;
- Ratificação da Convenção 158 da OIT;
- Defesa dos serviços públicos, do SUS e da Educação pública;
- Não à Reforma Administrativa;
- Pelo fim da autonomia do Banco Central
Confira o edital de convocação:


