O desrespeito da Federação Nacional dos Bancos com a categoria bancária não tem limite. Na 12ª rodada de negociação realizada nesta sexta-feira, 19, os representantes dos bancos fizeram a proposta indecente de reajuste de apenas 5,82% para o salário e todos os direitos econômicos, o que correspondente a 65% da inflação acumulada entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta na mesa de negociação. Nova reunião está agendada para segunda-feira, 22, em São Paulo.

As últimas projeções do Banco Central apontam uma inflação de 8,95% para o período. O índice proposto representa uma perda real de 2,9% para a categoria. Pela manhã, a negociação chegou a ser interrompida após o Comando recusar a proposta da Fenaban para que alguns bancos pudessem reduzir o valor máximo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a ser distribuída aos empregados.

“É no mínimo absurda e desrespeitosa a postura da Fenaban. Já estamos na 12ª rodada de negociação e a categoria bancária quer uma proposta global decente. Os trabalhadores bancários enfrentam um cotidiano pesado, com pressão por metas, condições de trabalho precárias, enquanto os bancos mantêm uma alta taxa de lucratividade. Mais do que reajuste com ganho real, exigimos respostas para as reivindicações por melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas, do assédio moral e sexual. Os bancos ainda não apresentaram uma proposta que contemple nossa minuta e empurram a categoria para greve. A próxima semana será decisiva e todos bancários devem ficar atentos às convocações para plenárias, assembleias e possíveis paralisações”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Ronan Teixeira, que participou da reunião de negociação nesta sexta-feira.

Nos seis primeiros meses de 2022, os cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) arrecadaram R$ 74,2 bilhões com tarifas cobradas dos seus clientes, alta de 7,5% em relação ao mesmo período de 2021.

Mobilização

A partir da próxima segunda-feira, 22, as rodadas de negociação serão presenciais, em São Paulo. Bancários e bancárias de todo o país são convocados para as mobilizações nas redes sociais e presenciais. Na segunda-feira, 22, das 9h às 10h, será realizado um tuitaço com a hashtag  #Desrespeito, citando os perfis dos bancos. Já na terça-feira, 23, será realizado o Dia Nacional de Luta nas ruas das capitais do país.

 

 

.