A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) passou o dia inteiro em silêncio dando a entender que não retomaria as tratativas nessa terça-feira, 30. Entretanto, à noite, chamou o Comando Nacional dos Bancários para uma nova reunião. A 19ª rodada foi aberta às 21h e até o fechamento desta matéria as negociações prosseguiam ainda sem acordo. Independentemente do resultado das negociações, o Sindicato dos Bancários/ES convoca os bancários e as bancárias para plenária seguida de assembleia virtual a partir das 19 horas desta quarta-feira, 31, para a votação da proposta da Fenaban.
“Vamos ver se as negociações avançam nas próximas horas. Já reiteramos nas rodadas anteriores que não aceitaremos uma proposta rebaixada. Dependendo da proposta dos bancos, a assembleia desta quarta pode deliberar pelo indicativo de greve”, reforça o diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que também integra o Comando Nacional. O dirigente prevê que as negociações avancem madrugada adentro, com a possibilidade de serem retomadas durante esta quarta-feira.
A proposta atual dos bancos, depois de uma longa negociação que se iniciou na tarde da segunda e se estendeu até o amanhecer da terça, 29, foi recusada pelo Comando. A proposta prevê reposição de 75,8% da inflação, que gera perda salarial de 2% nos salários. Os bancos também ofereceram ajuste de 100% da inflação (no momento, projetada pelo Banco Central em 8,83% para o final de agosto) para os vales alimentação e refeição. Entretanto, a categoria pede a inflação dos alimentos, estimada em 15,37%.
A coordenadora-geral do Sindicato, Rita Lima, reagiu com indignação à intransigência dos bancos, que insistem em apresentar uma proposta rebaixada à categoria justamente num momento em que os bancos vêm batendo recordes históricos de lucros, mas se mantêm insensíveis às reivindicações da categoria. “Chegamos no momento decisivo das negociações. Vamos seguir mobilizados acompanhando se as negociações avançam. Não é hora de baixar a guarda. Quem já está mobilizado na campanha deve chamar o colega que ainda não entrou de vez para se engajar também”, orienta a dirigente,
A participação maciça na assembleia desta quarta, que acontecerá simultaneamente nas bases de todo o país, “é fundamental para mostrarmos a união da categoria. Agora é hora de virarmos o jogo. Se o caminho for a greve, precisamos estar fortalecidos, prontos para a luta, porque sem luta não há conquista”, enfatiza Rita Lima.
Como participar da assembleia
Votação da proposta da Fenaban
Quarta-feira, 31
Plenária: 19h às 20h30
Votação: das 19h do dia 31/08/2022 até as 19h00 do dia 01/09/2022
Acesse o sistema de votação | Em caso de dificuldades de acesso, entre em contato pelo telefone de plantão: 27 99241-4667

