Em reunião nessa quarta-feira (17) com dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES, a direção do Banestes se manteve irredutível ante a proposta de prorrogar o retorno do home office por pelo menos mais seis meses. O gerente-geral de Recursos Humanos, Alexandre Carlquist, que representou o banco na reunião, disse que está mantida a volta do trabalho presencial, a princípio, de todos os funcionários no dia 1 de agosto. O Sindicato está convocando uma nova plenária no dia 24 de julho, às 19horas, para discutir a decisão do Banestes (saiba mais no final deste texto).
Para participar da plenária clique aqui e acesse a sala do Zoom.
A tentativa de postergar o retorno foi deliberada em plenária convocada pelo Sindicato no último dia 09. Na ocasião, os banestianos se disseram surpreendidos com a forma açodada como a decisão foi anunciada pelo banco. Os empregados também denunciaram que o edifício Palas Center não estava estruturado para receber todos os funcionários de uma vez. Ficou encaminhado que o Sindicato pediria uma reunião com o Banestes para discutir o retorno do home office.
Os dirigentes do Sindicato questionaram na reunião a falta de estrutura do Palas Center para receber todos os empregados a partir do dia 1º de agosto. Carlquist explicou que nem todos os funcionários voltarão imediatamente. Ele afirmou que caberá aos gestores a decisão de quem volta agora. O gerente-geral também garantiu que o modelo de teletrabalho não será extinto em definitivo, mas temporariamente. Ele ainda acrescentou que a equipe de engenharia do Banestes planeja ativar novos espaços no Bloco A para acomodar todos os funcionários.
A dirigente Vanessa Espíndula, que integrou a comissão do Sindicato ao lado de Rita Lima, Claudio Merçon (Cacau), Paulo Soares e Marcelo Giacomin, disse que não ficou claro quais critérios serão adotados pelos gestores para decidir quem volta imediatamente ou não. “Era justamente para evitar esse tipo de problema, que pleiteamos esse período de seis meses para construir uma regulamentação para o home office. Quando a decisão do retorno fica com cada gestor, sabemos que os critérios tendem a ser subjetivos e pouco transparentes”. Vanessa enfatizou na reunião que o home office não pode ser usado como moeda de troca. “Acaba sendo um instrumento de criação de privilégios. Esse critério subjetivo deixa o empregado vulnerável. É isso que não queremos”, advertiu.
Nova plenária
O Sindicato dos Bancários está convocando uma nova plenária on-line na próxima quarta-feira (24), às 19h, para analisar a decisão do Banestes de impor o retorno presencial imediato e discutir providências. “A plenária do dia 09 registrou uma ótima participação. Nossa expectativa é de que mais banestianos e banestianas participem da plenária do dia 24. Nossa luta só se fortalece com mobilização e engajamento. Participem!”, clamou Vanessa.

