
Com o tema “Semente de um novo dia: trabalhar menos, viver mais”, numa alusão ao cotidiano de lutas e conquistas ao longo dos anos, que se renovam sempre, a categoria celebrou o seu dia ao som do Timbalada, no último sábado (30), no Steffen Centro de Eventos, na Serra.

A comemoração começou ao som da Banda Trilha. Genuinamente capixaba, a banda tocou músicas nacionais e internacionais no estilo pop rock. Em seguida, foi a a vez do grupo Regional da Nair colocar a galera para celebrar o dia com muito samba no pé.
Mais de mil pessoas, entre bancários e bancárias, familiares e amigos, curtiram a festa que contou com almoço e roda de boteco e bebida liberada e entraram no clima timbaleiro pintando o corpo com os grafismos típicos do grupo de axé.
“Realizamos mais uma festa para comemorar o dia do bancário e também protestar. Nossa festa tem um caráter político e social, pois reúne as duas coisas, a parte lúdica, cultural com nossa resistência enquanto povo brasileiro e categoria capixaba. E tudo isso foi muito expresso aqui pela alegria, pela interação entre os amigos, companheiros de luta, familiares. Foi uma festa maravilhosa! Reafirmamos nossos compromissos e nos reenergizamos com a alegria de todos”, comemorou Carlos Pereira de Araújo (Carlão), coordenador-geral do Sindibancários/ES.
Carlão também destacou os desafios enfrentados todos os dias pelos bancárias bancárias. “O cotidiano não é fácil para nossa categoria, que lida com adoecimento, assédio, pressão. Aqui reafirmamos nossas bandeiras de luta, fizemos nosso canto de guerra e nos pintamos pra luta inclusive, a luta de classe que enfrentamos todos os dias contra os banqueiros, que são os mega empresários que determinam a política econômica do país. Então nos organizamos para defender a nossa democracia, nossa soberania. Parabéns a categoria, a classe trabalhadora pela resistência, pela festa e pelas lutas”, concluiu.
O Secretário de Cultura e Esporte do Sindicato dos Bancários/ES, Fabrício Coelho, lembrou que a festa já é uma
tradição da categoria. “A festa dos bancários já é uma tradição que a gente guarda desde a época do Baile dos Bancários até hoje. Um momento importante de confraternização, socialização. Já é tradicional a gente realizar grandes festas, grandes momentos, com grandes atrações que a galera gosta muito e que tem muito a ver com a nossa história de luta. É importante a gente marcar essa data com festa e também lembrar as nossas conquistas. Essa que é uma data conquistada por causa de uma grande greve feita há décadas atrás, então é importante a gente celebrar, festejar e curtir um pouco a vida, porque a rotina do bancário é muito difícil. Parabéns para a nossa categoria!”, ressaltou Fabrício
Confira alguns depoimentos de bancários e bancárias:
“A festa pra mim congrega todas as lutas e por ser em agosto, gera uma energia em nós bancários, quer estejamos na ativa ou aposentados, pra data base de setembro então eu acho muito providencial essa energia pra gente se preparar para a luta”, Deosinedes Mognato, bancária da Caixa.
“Eu venho todo ano, não perco a festa. Acho que é um momento importante pra gente
celebrar. A vida de bancário é feita de muitos desafios, então a gente tem que ter esse momento também de lazer, momento lúdico pra se reunir com os colegas pra comemorar a vida e nossa profissão”, Jacksenilda Lopes, bancária do Banco do Brasil.
“Já vim em outras edições, mas essa com certeza está sendo a melhor, muito boa, animada, muita gente participando, isso é muito importante. A festa está muito bem organizada, não tem filas, está todo mundo aproveitando a festa, comendo, bebendo e curtindo muito. É um momento único pra gente poder se encontrar enquanto categoria, festejar e também lembrar a importância das nossas lutas históricas pra que a gente possa estar aqui nesse momento fortalecendo a categoria, o sindicato que nos representa pra juntos enfrentar todas as dificuldades e avançar nos nossos direitos”, José Eduardo Coelho, bancário do Banestes.
“Eu já venho na festa há 16 anos e acho maravilhoso! É um momento de renovar nossas energias e força. É
maravilhoso, não tenho nem palavras. Eu sou muito fã do Timbalada, então essa festa foi um momento inesquecível pra mim”, Clara Salli, bancária do Itaú.
“A festa está maravilhosa! Eu sempre venho. Eu acho muito bacana que é um momento da gente se unir, estarmos todos juntos, de todas as instituições financeiras e comemorar o nosso dia. Isso é muito bom!”, Nacelle Scoto, bancária do Bradesco.
“Essa festa é bacana porque você
encontra os colegas de outras instituições e também pode estar se reencontrando nessa caminhada toda aí de banco que é muito bom”, Roberto Custódio, bancário do Santander.


Carlão também destacou os desafios enfrentados todos os dias pelos bancárias bancárias. “O cotidiano não é fácil para nossa categoria, que lida com adoecimento, assédio, pressão. Aqui reafirmamos nossas bandeiras de luta, fizemos nosso canto de guerra e nos pintamos pra luta inclusive, a luta de classe que enfrentamos todos os dias contra os banqueiros, que são os mega empresários que determinam a política econômica do país. Então nos organizamos para defender a nossa democracia, nossa soberania. Parabéns a categoria, a classe trabalhadora pela resistência, pela festa e pelas lutas”, concluiu.