
Diretoria eleita do Intersindical do Espírito Santo (Foto: Sérgio Cardoso)
A organização dos trabalhadores avança no Espírito Santo. Nos dias 21 e 22 de novembro, trabalhadores de diversas categorias, dirigentes sindicais e de movimentos sociais se reuniram no congresso de fundação da Intersindical do Espírito Santo (Central da Classe Trabalhadora do Espírito Santo).
O diretor executivo nacional da Intersindical, Edson Carneiro Índio, destacou a criação da Intersindical/ES como um passo fundamental para avançar na unidade dos trabalhadores e do movimento sindical para enfrentar o avanço da extrema-direita no Brasil.
“Vivemos um momento grave, de drásticas mudanças no mundo do trabalho que visam não apenas precarizar, mas reduzir o valor da força de trabalho e desarticular a capacidade de luta da classe trabalhadora. Portanto, precisamos estar organizados para defender nossas conquistas, a dignidade humana para todos no mundo trabalho, a soberania brasileira e a nossa democracia. Temos direitos fundamentais que foram conquistados duramente com muito esforço, lutas, greves e mobilização de mulheres e homens trabalhadores”, enfatizou Índio.
Idelmar Casagrande, dirigente do Sindibancários/ES, foi eleito Secretário Geral da Intersindical/ES. “Neste momento de precarização do trabalho, com o aumento da terceirização, a fundação da Intersindical estadual é de extrema importância. Como a Intersindical é um central popular que envolve todas as pessoas que vivem da renda do trabalho, vamos daqui para a frente construir a Intersindical no estado e fortalecer a luta da classe trabalhadora capixaba”, destaca Idelmar.
Filiado à Intersindical desde 2016, o Sindibancários/ES também tem dirigentes que compõem a Intersindical/ES. O coordenador-geral da entidade, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, destacou a importância do engajamento dos bancários e das bancárias na fundação da Central.
“Temos que apresentar projetos para disputar os governos em que a pauta prioritária seja a estatização do sistema financeiro, a criação de um movimento sustentável e ecológico de quem produz no campo, a revogação das reformas trabalhista e da previdência e o avanço de direitos sociais e trabalhistas. Esse é o papel da classe trabalhadora nessa conjuntura e a Intersindical, portanto, é fundamental na construção do projeto pela nossa liberdade e participação”, frisou Carlão.
O evento também contou com a presença da presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Espírito Santo, Clemilde Cortes Pereira. “Nós, dirigentes da CUT, sempre tivemos a Intersindical como parceira no Espírito Santo. Essa construção, principalmente nos últimos tempos, trouxe vitórias importantes como a derrota de Bolsonaro nas eleições. Só conseguimos isso graças às nossas mobilizações em unidade. Desejo que a gente continue lutando juntos para construir o socialismo”, destacou.
Desafios
A abertura do congresso também teve a participação do professor Rogério Silva do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da presidenta do Psol no Espírito Santo, Ane Halama. Eles falaram sobre a cenário político nacional e estadual, respectivamente, e os desafios impostos à classe trabalhadora organizada.
“Temos no Brasil um cenário que com uma série de tarefas para os trabalhadores. O governo Lula finalmente colocou em pauta a defesa do fim da escala de trabalho seis por um. Temos que potencializar e fazer a luta, mas não podemos achar que vamos derrotar a extrema direita com política de conciliação. É preciso trazer à tona o debate da revogação do arcabouço fiscal, da reforma trabalhista, da Previdência e levantar mais uma série de pautas que garantam a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, apontou Rogério Silva.
Ao abordar a conjuntura estadual, a presidenta do Psol estadual, Ane Halama, destacou o resultado da mobilização popular nas ruas. “Os atos de 21 de setembro demonstraram a força do povo que vai para a rua. No Espírito Santo, foi um ato bastante vultuoso e que conseguiu, junto com outras capitais, barrar a chamada PEC da bandidagem, reforçar a pauta do fim da escala 6×1 e conquistar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Os atos mostraram que o povo organizado consegue frear o desmonte. Nesse sentido, a Intersindical no Espírito Santo será uma ferramenta das mais valiosas para organizar os trabalhadores e as trabalhadoras”, ressaltou.
Diretoria eleita
Ao final do congresso, foi eleita a diretoria da primeira gestão da Intersindical/ES. Conheça quem são os componentes:
- Executiva
Secretaria Geral – Idelmar Casagrande
Administração e Finanças – Carlos Pereira de Araujo
Comunicação e formação – Rita de Cassia Santos Lima
Igualdade e diversidade – Fabricio Passos Coelho
Movimentos Sociais – Gilberto Batista Campos
Mulheres – Bethania Franco Emerick de Andrade Medeiros
Serviço Público – Irenilda Penha P. S. Rodrigues
Suplentes
Renan de Almeida
Nathalia Gallini
Vanessa Cristina Espindula
Iracélio Lomes Coelho
Carlos Antonio Uliana
Maria do Carmo Oliveira Cossi
Marcelo Giacomin Pimentel
- Conselho Fiscal
Efetivo
Claudio Merçon Vieira
Weber Eugenio Birchler
Alcendino Anderson dos Santos
Suplente
Monica Cristina Paes da Silva
Antonio Elias Miranda Gomes
Paulo Roberto Soares Alves
Confira fotos do Congresso de Fundação da Intersindical/ES
Fotos: Sérgio Cardoso

