A eleição para escolha da representante ou representante das empregadas e empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal terá segundo turno. A nova votação será realizada entre os dias 18 e 20 de março e definirá quem ocupará a vaga destinada à representação dos trabalhadores no principal órgão de governança do banco. O Sindicato dos Bancários/ES, junto com outras entidades da categoria, apoiam Fabiana Uehara para reeleição.
A atual conselheira eleita pelos empregados, Fabiana Uehara, vai disputar o segundo turno com Sandro Brito. Como nenhum dos candidatos atingiu a maioria absoluta dos votos válidos, o processo eleitoral segue para a segunda etapa, conforme as regras da eleição.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, ressaltou que a presença de uma representação eleita pelos empregados no Conselho de Administração é resultado da mobilização histórica da categoria. “A representação dos empregados no Conselho de Administração é uma conquista importante da luta dos trabalhadores da Caixa. Por isso, é fundamental que os colegas participem do segundo turno e fortaleçam essa representação que leva para dentro do Conselho as preocupações e demandas da categoria”, destacou Takemoto.
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Felipe Pacheco, reforçou a importância da participação da categoria nesta etapa decisiva da eleição. “O segundo turno é um momento importante para reafirmar o compromisso com uma representação que esteja alinhada com a defesa dos empregados e com o fortalecimento da Caixa pública. Quanto maior for a participação dos trabalhadores, mais legitimidade terá essa representação dentro do Conselho”, disse.
A atual representante das empregadas e empregados no CA da Caixa, Fabiana Uehara, também destacou a importância da mobilização dos colegas neste novo momento da eleição. “O Conselho de Administração é um espaço estratégico, onde decisões importantes para o futuro da Caixa são discutidas. A participação dos empregados nesse processo é fundamental para garantir que a voz dos trabalhadores continue sendo ouvida dentro do banco”, afirmou.
Segundo turno
O Sindibancários/ES convoca todos as empregadas e os empregados da ativa a participarem da votação no segundo turno, que será realizada entre 18 e 20 de março. “Contamos com a participação de todas e todos bancários da Caixa para eleger Fabiana Uehara, que tem compromisso com a pauta de luta dos empregados e com o fortalecimento da Caixa 100% pública”, convoca o diretor do Sindibancários/ES e bancário da Caixa Ronan Teixeira.

