
Dirigentes do Sindibancários/ES foram às ruas na manhã desta quinta-feira (18) em mais uma ação da Campanha Nacional da categoria. A mobilização ocorreu nas agências bancárias da Reta da Penha, em Vitória. Os dirigentes dialogaram com os bancários sobre as reivindicações sobre saúde e condições de trabalho, direitos das pessoas com deficiência e o combate às metas. Esses são os temas em debate na mesa de negociação com a Fenaban nesta quinta-feira e no dia 25 de julho.

Ronan Teixeira, diretor do Sindibancários/ES
“Percorremos as agências para dialogar com a categoria sobre saúde, os direitos das pessoas com deficiência, neurodivergentes e toda essa pluralidade que a sociedade brasileira tem e que precisa ter seus direitos garantidos, principalmente no local de trabalho. Nosso diálogo com os bancários e bancárias é justamente para mobilizar todos e todas, para que possamos seguir juntos, mobilizados e conectados. Nossa unidade é um elemento fundamental para respaldar o Comando Nacional da categoria nas mesas de negociação”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Ronan Teixeira.
Ao longo das visitas às agências, os bancários e bancárias manifestaram adesão à campanha. “Nossa expectativa é de uma melhoria contínua do nosso trabalho. Somos cobrados e, na maioria das vezes, conseguimos atender as metas, mas tem muitas questões dentro das unidades. Quanto mais distante dos centros a situação vai ficando complicada. Precisamos conquistar mais direitos para que todos possam realizar o trabalho com eficiência e qualidade, mas acima de tudo com saúde. Deve ser bom para a empresa, mas também deve ser bom para o empregado”, defendeu o bancário da Caixa Raul Almeida.
Nesta sexta-feira (19) ocorrem as negociações específicas dos bancários e das bancárias da Caixa e do Banco do Brasil.
Adoecimento é real
A cobrança de metas é o principal motivo de adoecimento de bancários e bancárias. A categoria bancária vem sofrendo com o aumento do número de trabalhadores com doenças psíquicas, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout. Pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), entre setembro e outubro de 2023, revela que 80% dos bancários tiveram pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano, e quase a metade está em acompanhamento psiquiátrico. Desse total, cerca de 92% tomam medicações psiquiátricas.
Venha para luta
Bancários e bancárias devem ficar atentos aos debates nas negociações e nas ações de mobilização convocadas pelo Sindicato. Além deste site, você também pode entrar nas comunidades do Sindicato e receber diretamente no celular as novidades sobre a campanha. Clique aqui e acesse.
Confira as fotos da ação sindical:

