
Imagem do primeiro piso da agência Central exibe desabamento parcial do teto
Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES interditaram a agência Central do Banestes (praça Oito) das 10h00 às 11h30 da manhã desta terça-feira (30) devido ao desabamento parcial do teto de gesso do térreo e do primeiro pavimento da unidade, situação que poderia colocar em risco a integridade física de funcionários e clientes. Com a interdição, a Polícia Militar foi acionada, supostamente pelo Banestes, mas os dirigentes mantiveram a agência fechada até que a Gerência de Engenharia apresentasse parecer sobre o problema. Após a Engenharia assegurar que não havia risco de desabamento do teto do piso térreo do prédio, o Sindicato suspendeu a interdição da agência, mas o primeiro piso permanecerá interditado até que as obras de reparo sejam concluídas.
O diretor Paulo Soares afirma que a ação imediata do Sindicato foi fundamental para garantir a segurança dos funcionários. Ele conta que o Sindicato foi informado do desabamento do teto na segunda-feira (29). “Soubemos que um problema de infiltração de água provocou o desabamento do teto do primeiro piso e do térreo da agência no sábado (27). Após visitarmos o local, entendemos que não havia condições seguras de trabalho e voltamos hoje [30] para interditar a agência, uma vez que o Banestes pretendia retomar o funcionamento nesta terça”, explica Soares.
Truculência da PM
Não é a primeira vez que a PM é acionada para intimidar uma mobilização do Sindicato em uma unidade do Banestes. “Essa tem sido uma prática recorrente da direção do banco para tentar cercear o trabalho do Sindicato, mas tem sido em vão. Hoje mesmo o policial que coordenava a operação ameaçou nos algemar caso não suspendêssemos imediatamente a interdição da agência. Respondi, ante a essa clara ação intimidatória da PM: o senhor faz o seu trabalho e nós fazemos o nosso, que é garantir condições seguras de trabalho para os funcionários. E completei: só iremos suspender a interdição com a garantia da Engenharia de que não há riscos para funcionários e clientes”, relata Soares.

Recorrer à PM para intimidar as ações do Sindicato tem sido uma prática recorrente da direção do Banestes
O dirigente diz que a presença da PM era desnecessária. “Estávamos dialogando com os interlocutores do Banestes de maneira respeitosa em busca de um entendimento para o impasse. A ação do Sindicato é legítima. Somos representantes legais da categoria e uma das nossas atribuições é garantir condições dignas para os funcionários trabalharem com segurança”, assinalou Soares.
Além de Paulo Soares, estiveram na ação os dirigentes Fabrício Coelho, Nathalia Galini e Paulo do Nascimento. O Sindicato continuará acompanhando e fiscalizando as condições de trabalho da agência Central.
Confira mais fotos da ação do Sindicato na agência Central

