O Sindicato dos Bancários/ES convoca os trabalhadores e as trabalhadoras para o ato em protesto pelas altas taxas de juros e pela saída imediata de Campos Neto da presidência do Banco Central (BC). O ato acontece nesta quinta-feira, 20, a partir das 15h, na praça do Bairro da Glória, em frente à fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. O protesto é uma iniciativa do PSOL, PT, PCdoB, partido Verde e das centrais sindicais: Intersindical, CUT e CTB.
Para o dirigente do Sindibancários/ES e membro do Comando Nacional dos Bancários Carlos Pereira de Araújo (Carlão), a permanência de Campos Neto à frente do Banco Central tornou-se insustentável. “Não há perspectiva de geração de emprego e retomada do crescimento econômico com a taxa de juros nas alturas. A taxa Selic em 13,75% empurra o Brasil para o precipício. Esse é o plano de Campos Neto, que dita uma política monetária na contramão da proposta macroeconômica do atual governo. A maioria da população brasileira elegeu Lula justamente por causa do seu projeto de governo. A política imposta pelo presidente do BC é uma afronta à soberania popular, à democracia”, afirma Carlão.
A Selic em 13,75% mantém o Brasil no topo do ranking de nações com a maior taxa de juros reais. Essa taxa de juros é nefasta sobretudo para o trabalhador, porque inviabiliza o acesso ao crédito, desacelera o consumo, represa a criação de empregos, afetando negativamente a economia como um todo. A Selic nas alturas também prejudica setores vitais da economia. Os empresários deixam de investir em novos projetos ou expandir suas operações. Isso está levando o país a uma redução da atividade econômica, com impactos negativos no crescimento e na geração de emprego.
“Campos Neto trabalha pelo caos, que era o projeto de Bolsonaro, que o colocou no cargo. Ele quer o aumento da fome e da miséria. Não bastasse a terra arrasada legada por Bolsonaro. A política monetária do Banco Central beneficia os especuladores e rentistas, que não geram um único posto de trabalho neste país. É fundamental que a classe trabalhadora venha para as ruas pedir a saída de Campos Neto e o fim da farra dos juros altos no Brasil. Se há alguma chance de abreviarmos a permanência de Campos Neto no Banco Central, o caminho é um pedido de impeachment no Senado. Mas a pressão para que esse processo avance começa obrigatoriamente nas ruas. Por isso é tão importante mantermos a mobilização e o engajamento pelo Fora Campos Neto participando dos próximos atos que forem convocados.”, reforça Carlão.
__________________________________________________________________________
Ato: Juros Baixos Já – Fora Campos Neto!
Quando: 20 de julho – quinta-feira – a partir das 15h
Onde: Praça do Bairro da Glória – em frente à fábrica da Chocolates Garoto – Vila Velha
Participe!

