Na manhã dessa quarta-feira (19), os dirigentes do Sindibancários/ES realizaram manifestação na agência do Bradesco em Vila Velha. O ato faz parte do Dia Nacional de Luta para denunciar o fechamento de quase 300 agências, as demissões em massa que já somam mais de 2 mil trabalhadores e as péssimas condições de trabalho.

“Tudo continua ruim no Bradesco. Mais de 25 mil demissões em 5 anos, quase 2 mil unidades fechadas. Atendimento precário, poucos funcionários, clientes empurrados pros correspondentes bancários, pro atendimento automático, pro aplicativo, atendimento não humanizado e precarizado. Muita pressão pra quem fica, muita meta, muito assédio. Por isso estamos aqui hoje realizando mais uma mobilização nesse Dia Nacional de Luta”, afirmou Fabrício Coelho, dirigente do Sindibancários/ES.

Lucro em alta

Mesmo lucrando bilhões, o banco segue negando direitos e precarizando as condições de trabalho e atendimento à população.

O presidente-executivo do Bradesco, Marcelo Noronha, declarou em nota à imprensa “Mantemos o nosso compromisso em continuar elevando o nosso lucro nos próximos trimestres, passo a passo”, se referindo ao balanço financeiro do banco, que alcançou lucro líquido recorrente de R$ 18,136 bilhões nos nove primeiros meses de 2025. O que Noronha chama de passo a passo, na verdade, pode ser descrito como demissões em massa, estrangulamento da rede de atendimento e precarização do trabalho.

Em doze meses, o Bradesco eliminou 2.361 postos de trabalho, sendo 490 apenas no último trimestre. No mesmo período, o banco fechou 296 agências, 1.246 postos de atendimento e 61 unidades de negócios. Foi aprofundando esse modelo perverso de gestão que o Bradesco aumentou 28,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Basta de demissões! Basta de fechamento de agências!