“A gente não quer só salário”. Esse será o tema da Conferência Estadual dos Bancários 2014, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Hotel Flamboyant, em Guarapari. As condições de trabalho e o respeito à saúde dos empregados serão temas das atividades durante o encontro. A Conferência também inicia os debates da Campanha Salarial 2014. Durante o evento, os bancários capixabas vão discutir as reivindicações da categoria.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de maio. Durante a Conferência, também serão realizados os encontros estaduais do Banco do Brasil, Banestes, Bandes, Caixa e dos bancos privados, que vão debater a pauta de reivindicação específica de cada um.

“A conferência é o espaço para os bancários apresentarem suas propostas e reivindicações para a Campanha Salarial deste ano. Cada banco tem uma realidade diferente que exige estratégias de luta diferentes. Juntos, vamos reunir todas as demandas e traçar nossos principais eixos de atuação na defesa dos direitos dos bancários”, destaca o coordenador geral do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo, Carlão.

Transporte

Aos bancários da Grande Vitória e do interior do Estado será oferecido transporte gratuito para a Conferência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3331-9991.

Inscreva-se!

Avanços

A Conferência dos Bancários é o primeiro passo para a campanha salarial da categoria. Em 2013, os bancários conquistaram reajuste de 8,0% (1,82% de aumento sobre a inflação), 8,5% sobre o piso salarial (ganho de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Foram 23 dias de greve com participação ativa dos bancários que também garantiram aumento de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR, aumento no auxílio-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio-creche/babá.

A mobilização da categoria ocorreu ao longo e os bancários também conquistaram a inclusão de quatro novas cláusulas na Convenção Coletiva: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados; abono-assiduidade de um dia por ano; constituição de grupo de trabalho com especialistas para apurar as causas dos adoecimentos dos bancários; e vale-cultura no valor de R$ 50,00 por mês para os bancários que recebem até cinco salários mínimos.

Programação

No primeiro dia da Conferência, o painel de abertura será com o Mestre em Ciências Sociais, especialista em Relações Internacionais e professor na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Luíz Antônio Araújo Costa, que fará uma análise de conjuntura internacional, nacional e estadual. Na parte da tarde, às 14 horas, o painel “Saúde e condições de trabalho” terá como um dos palestrantes o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e conveniado à Université de PARIS X, professor doutor Roberto Heloani. Para falar sobre esse tema, a mesa também terá como palestrante o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília, pesquisador do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa e Estudos da Globalização, professor Giovanni Alves. 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA