1985 – Assembleia dos bancários e bancárias no Colégio do Carmo, em Vitória, durante greve nacional.

Assembleia dos bancários e bancárias no Colégio do Carmo, em Vitória, durante greve nacional de 1985

Hoje é o Dia do Bancário e da Bancária, um dia para comemorar e reafirmar a tradição de luta da categoria. A data de 28 de agosto foi oficializada em 1952, por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, em referência à histórica greve da categoria de 1951. Com duração de 69 dias, a greve teve o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho e aumento de salários.

“Saímos vitoriosos dessa greve, que marcou a nossa história. Temos muito carinho por esse movimento e respeito pela disposição de luta dos que fizeram a greve”, afirma o coordenador-geral do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão. 

Ele afirma que “os desafios continuam hoje, com as lutas por melhores condições de trabalho, emprego e salário digno e para acabar com o adoecimento da categoria”. Carlão também destaca a necessária “manutenção da nossa unidade enquanto categoria para defender os nossos direitos e brigar por um mundo melhor, mais justo”.

Citando a célebre frase do filósofo José Chasin – a História só surpreende aos que de História nada entendem – Carlão afirma: “Nós entendemos! É uma história de lutas e vamos permanecer firmes e unidos, honrando a tradição da categoria. Parabéns a todos bancários e bancárias”. 

A data de 28 de agosto como Dia do Bancário e da Bancária foi transformada em lei no ano de 1964.