Na tarde dessa terça-feira (23), antevéspera de Natal, o Sindicato dos Bancários/ES foi notificado pelo Juízo de Vitória (1ª Região) a retirar a reportagem sobre a Banestes Seguros (Banseg) do seu site e do Instagram. Os conteúdos foram retirados assim que a notificação chegou ao Sindicato. A decisão, em caráter liminar (sem julgamento do mérito), foi assinada pela juíza plantonista Auricélia Oliveira de Lima Pássaro – a Justiça está em recesso forense de 20 de dezembro a 6 de janeiro. No pedido de tutela provisória de urgência, o Banestes alega que a reportagem veiculada no site da instituição sindical e no Instagram “é ofensiva à honra objetiva da instituição financeira e de seus diretores”. 

O Sindicato irá contestar a decisão liminar para fazer valer seu direito e compromisso de informar, fiscalizar e zelar pela manutenção do Banestes público e estadual. 

É importante registrar que foi dado ao diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, a prerrogativa do contraditório antes da publicação da reportagem. Essa informação, inclusive, está registrada na matéria. No dia 02 de dezembro, o Sindicato enviou sete perguntas à Gerência de Comunicação e Imprensa do Banestes para serem endereçadas a Amarildo, mas até o dia 05 de dezembro – prazo limite para as respostas – a Gerência de Comunicação não se manifestou sobre a demanda, tampouco para informar que não responderiam.