O próximo domingo, 30 de outubro, além de ser o dia em que os brasileiros vão às urnas com a chance de mudar os rumos do Brasil, que vive uma fase sombria, é também a data que marca os 37 anos de lutas e vitórias dos empregados da Caixa Econômica Federal, entre elas a conquista das 6 horas de trabalho diário.
A greve histórica de 24 horas no dia 30 de outubro de 1985, com adesão de praticamente 100% dos trabalhadores da Caixa em todo o país, garantiu-lhes o reconhecimento como bancários, pois até então eram considerados economiários, tinham jornada de oito horas, sem direito à sindicalização e com reclamações trabalhistas ajuizadas na Justiça Federal.
Ao serem integrados à categoria bancária, os empregados da Caixa tiveram garantido o direito à sindicalização, passaram a ter jornada de trabalho de 6 horas diárias e acesso à Justiça do Trabalho, dentre outras conquistas.
Com brados de “bancário, unido, jamais será vencido” e de “greve, greve, greve” durante a assembleia que deflagrou o movimento vitorioso, os bancários da Caixa reafirmavam a forte mobilização que marcou todo o ano de 1985 no país, época das lutas pela redemocratização após os longos anos da ditadura militar. Era o momento da transição democrática, de renovação dos sindicatos, quando surgiu o novo sindicalismo classista, que representava a ruptura com os sindicatos atrelados ao Estado e ao patronato.
“O movimento na Caixa teve organização própria em conexão com os sindicatos. Parabenizamos a todos e todas que, ao longo dessa história, com coragem, vêm fortalecendo a luta pela ampliação dos nossos direitos”, afirma a coordenadora geral do Sindicato e bancária aposentada da Caixa, Rita Lima.
Na sua avaliação, o movimento das 6 horas na Caixa foi uma mobilização histórica. “De lá para cá, fizemos muitas lutas, em diversos momentos. Uma das mais marcantes é a em defesa intransigente dos bancos públicos. Então, nós, bancários, temos sido um pilar de resistência, pois a categoria tem uma histórica tradição de luta. E precisamos usar essa tradição e coragem para dizer que vamos reconstruir esse país sim!”, convoca Rita Lima.

