As eleições para o Conselho de Administração da Caixa (CA) tiveram início nesta segunda-feira, 26, e vão até o dia 29. A votação acontece pela intranet da Caixa. Basta acessar www.elicaoca.caixa.gov.br e usar sua matrícula e senha para dar o seu voto. Podem votar todos os empregados e empregadas que estão na ativa.

O Sindicato dos Bancários/ES apoia a candidata Fabiana Uehara – 2 por avaliar que ela é a mais preparada e comprometida em defender as reivindicações das empregadas e empregados. “Fabi reúne algumas características-chave para representar as empregadas e empregados com responsabilidade, coragem e independência no CA: é a candidata que representa a renovação; que tem uma vasta experiência acumulada, tanto na Comissão de Empresa (CEE) ou como dirigente do Sindicato dos Bancários de Brasília; que sempre está ao lado dos trabalhadores, além de ser uma defensora da Caixa 100% pública, vocacionada para o social, a Caixa de todos os brasileiros e brasileiras”, destaca a coordenadora-geral do Sindibancários, Rita Lima.

O Conselho de Administração é formado por oito integrantes, e apenas um representa os trabalhadores. No ano passado, fez 10 anos da primeira eleição para CA da Caixa. Exercer o direito do voto, além de ser uma conquista, é de vital importância para garantir uma representação alinhada aos interesses das empregadas e empregados.

Conheça as principais propostas de Fabiana Uehara

  • Lutar pela alteração do estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e que limita direitos dos empregados, como a restrição para custeio do Saúde Caixa (teto de 6,5%);
  • Atuar no CA em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
  • Atuar pelo fortalecimento da Caixa, pela reincorporação das subsidiárias, pela manutenção de exclusividade na gestão das loterias e do penhor;
  • Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio durante a gestão de Pedro Guimarães;
  • Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violências organizacionais;
  • Assegurar a efetiva transparência na gestão da empresa;
  • Compromisso de pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados nos programas como Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.

 A candidata
Fabiana Uehara é empregada da Caixa há 23 anos, com experiência de já ter trabalhado na rede, em filiais e na Matriz. Sempre atuante, já exerceu diversas funções em São Paulo e Brasília. Fabiana faz parte da Diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília, da Contraf, da UNI e já foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, além de participar de diversos Grupos de Trabalho e da mesa de negociação da CEE, que coordenava desde 2020.

Desde que assumiu a CEE, Fabiana é reconhecida por sua atuação firme nos embates com a direção da Caixa, teve papel destacado na luta pela proteção contra dos empregados durante a pandemia da covid-19, na Promoção por Mérito, Saúde Caixa, nas reestruturações, nas campanhas salariais e contra o desmonte da Caixa.