Encontro Nacional: empregados do Itaú definem pauta de reivindicações

16/07/2020 18:03

Saúde e Condições de Trabalho durante no pós-pandemia; Empregos e Remuneração. Esses foram os eixos debatidos no Encontro Nacional dessa terça-feira, 14

Após o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fazer uma análise sobre o impacto da crise causada pelo novo coronavírus na economia do Brasil e do mundo e apontar o desempenho do Itaú Unibanco ao longo de 2019, que alcançou lucratividade recorde, delegados e delegadas que participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú nessa terça-feira, 14, definiram a pauta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2020. Saúde e Condições de Trabalho durante e no pós-pandemia de coronavírus; Empregos e Remuneração, foram os eixos debatidos. O evento, que reuniu virtualmente 95 delegados de todo o país, integra o calendário organizativo para a Campanha Nacional 2020.

Consenso recorrente em encontros de outros bancos, empregados do Itaú também apontaram que o cenário político-econômico adverso, que se agravou com a crise sanitária, projeta uma negociação bastante difícil com os bancos para este ano. O diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Alcendino Anderson dos Santos (Sãozinho), afirmou que a pandemia, como não podia ser diferente, esteve presente em todas as discussões. “É inevitável. Tudo gira em torno da pandemia. A crise político-econômica que já era grave antes da pandemia se tornou caótica, com efeitos devastadores para a classe trabalhadora”, assinalou Sãozinho, que representou o Sindicato no Encontro junto com a também diretora Mônica Pais.

O dirigente sindical acrescentou que a política neoliberal do Governo Bolsonaro favorece as elites empresariais e ataca os direitos dos trabalhadores. “Mesmo em meio à crise sanitária, Bolsonaro editou Medidas Provisórios sempre contra os trabalhadores. Conseguimos nos articular para evitar que uma ou outra MP passasse, mas seguimos sob ameaça. Por isso é importante que a categoria se mantenha unida, mobilizada e sempre pronta para a luta, alertou Sãozinho.

Eixos

Emprego; saúde e condições trabalho; e remuneração. Dentro desse eixo, os participantes destacaram a valorização da vida e da saúde dos empregados durante a pandemia bem como a garantia de emprego e como será o retorno aos postos de trabalho com o máximo de segurança para os trabalhadores no pós-pandemia.

Remuneração. Nesse eixo ficou definido que continuarão os debates em relação ao novo formato dos agentes de negócios e será reivindicado que todos os caixas tenham a mesma oportunidade de fazer a certificação CPA 10, sem nenhuma interferência.

Também será reivindicado que seja renovado o acordo de PCR e bolsa de estudo por dois anos. E em relação ao AGIR, que já vem sendo discutido com o banco e não teve avanços por conta da pandemia, será reivindicado que o Itaú reveja o modelo de pontuação e que o bancário passe a receber proporcionalmente pelo que foi produzido para que contemple todos os trabalhadores, principalmente durante a pandemia.

A pauta específica dos bancários do Itaú será entregue ao banco após a finalização da Campanha Nacional 2020.