Um dia de celebração das conquistas de direitos trabalhistas da categoria e também de reafirmação da resistência e união dos bancários e bancárias em luta neste ano de Campanha Salarial. Assim foi a Festa dos Bancários e Bancárias 2024, que aconteceu no último sábado, 31, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

Baixe as fotos da festa neste link.

Este ano, a festa teve como tema “Trabalhar para viver e curtir. Lutar e não sucumbir” e contou com o show nacional do grupo baiano Chiclete com Banana. Além da banda chicleteira, a festa contou com apresentações locais do grupo Dako Samba e da banda de rock Back To The Past.

Festa e luta

A festa dos capixabas aconteceu no mesmo final de semana em que estava ocorrendo as mesas de negociações entre o Comando dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, destacou em sua fala de abertura a importância da organização e resistência bancária diante da intransigência dos bancos nas mesas de negociações.

“Os banqueiros continuam batendo recordes e recordes de lucro e dizem que nós custamos caro. Porém, somos nós que produzimos esse lucro e à custa de um enorme adoecimento da categoria. Nós não somos qualquer coisa, não vamos arredar o pé e não aceitaremos nenhum direito a menos”, disse.

Origem do Dia do Bancário e da Bancária

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado todo dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades.

Baixe as fotos da festa neste link