Itaú ignora escassez de empregados e lança PDV

30/07/2019 18:02

Mesmo com lucro de R$ 13,9 bilhões, banco mantém alto número de demissões

 

Protesto do Sindibancários/ES contra as demissões no Itaú (Foto: Sérgio Cardoso)

Mesmo com a escassez de empregados, o Itaú anunciou nesta segunda-feira, 29, o lançamento de um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), com duração de 01 a 31 de agosto. De acordo com matéria veiculada no UOL, o objetivo do Programa é desligar 6.900 empregados e empregadas.

A medida aprofunda ainda mais as péssimas condições de trabalho dentro das unidades do banco, com sobrecarga de trabalho e aumento do adoecimento dos empregados. Nos últimos doze meses, o banco já fechou 983 postos de trabalho.

“O movimento sindical vem denunciando em todo o país a gestão opressora do Itaú, baseada em redução do quadro de empregados e pressão para bater metas. Isso tem provocado o adoecimento dos bancários e bancárias. O que esperávamos é que após os protestos das entidades sindicais é que o Itaú apresentasse um plano de contratação para melhorar as condições de trabalho dos seus empregados e do atendimento à população. No entanto, o banco simplesmente ignora essa realidade da categoria e suas reivindicações e lança um PDV, que vai agravar ainda mais a situação”, afirma Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

Lucro

O anúncio do PDV ocorreu no mesmo dia em que o Itaú divulgou seu lucro no primeiro semestre deste ano: R$ 13,9 bilhões. Além das demissões, o banco também fechou agências, reduzindo o atendimento à população. Em doze meses, foram fechadas 199 agências físicas. “É no mínimo absurdo o Itaú manter essa política de demissões. Com lucro exorbitante, não há justificativa para o banco demitir ou lançar um PDV”, completa Carlão.