A luta em defesa dos empregados e da Caixa 100% pública continuará a ser feita no Conselho de Administração da Caixa. Rita Serrano, candidata ao cargo de conselheira representante dos bancários, foi reeleita com a maioria esmagadora dos votos: 90,78%, ou seja, 19.901 dos 21.923 votos totais. A eleição ocorreu de 14 a 17 de fevereiro.

“​Agradeço a todas e a todos que confiaram em mim. Essa votação expressiva me mostra que estamos no caminho certo. Além disso, renova a minha convicção de que lutar pela Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados é a certeza de um trabalho bem feito e de dias melhores”, comemorou. “Essa vitória não é só minha. É das entidades, associações, confederações, sindicatos e, principalmente, dos trabalhadores e trabalhadoras que acreditam que teremos dias melhores”, agradece a conselheira reeleita.

Apoiada pelo Sindibancários/ES e por diversas entidades sindicais, Rita Serrano dará continuidade ao trabalho primordial contra a retirada de direitos dos bancários e o desmonte da Caixa. A coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima, agradece a participação e o empenho dos bancários capixabas no processo eleitoral.

“Venceu a resistência dos bancários e das bancárias da Caixa, que demonstraram massivamente o desejo da continuidade da luta pela Caixa 100% pública, por respeito aos direitos dos empregados e contra o uso político do banco pelo governo Bolsonaro. Agradecemos a todos os bancários da Caixa que votaram e abraçaram essa campanha. A vitória é de todos nós e seguiremos juntos com Rita Serrano em mais um mandato”, enfatiza Rita Lima.

Compromissos

Entre as propostas de Rita Serrano para o próximo período estão: continuar na defesa de todas as iniciativas para manutenção da Caixa pública, sustentável, íntegra, focada na melhoria de qualidade de vida dos brasileiros; por políticas de prevenção à covid-19, respeito aos direitos dos empregados, condições de trabalho dignas, garantia do Saúde Caixa e Funcef; investimentos na tecnologia do banco; modelo de governança que democratize a gestão, com mais conselheiros eleitos e respeito à diversidade; ação conjunta com entidades de representação dos empregados.

Para acompanhar a candidata nas redes sociais acesse @RitaSerranoCA ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 96188 0437.

Trajetória de Rita Serrano

Com 32 anos de trabalho na Caixa, Rita Serrano atuou em defesa do banco 100% público e dos direitos dos empregados. Sua trajetória e atuação no movimento sindical, fizeram Rita ser eleita ao Conselho de Administração em 2017 e reeleita em 2019, com 82% dos votos válidos, em uma disputa com mais de 200 candidatos. Seu mandato foi avaliado positivamente por 94% dos trabalhadores do banco.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Caixa é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.

Na Caixa, o CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.

Com informações da Fenae.