A vergonha acabou no Santander. Depois de inúmeras denúncias de assédio moral efetuado por diferentes gestores em todo o Brasil, o Santander divulgou um vídeo institucional para a rede de agência escancarando à má prática.

Na peça, o banco insinua a sexta-feira 13 como um dia de azar para os trabalhadores que não baterem as metas, em especial àqueles que não dobrarem seus números, com os aceleradores disponíveis. No Acordo Coletivo de Trabalho aditivo do banco há uma cláusula de relações laborais, que orienta os gestores sobre as boas práticas.  A divulgação do vídeo foi uma violação evidente da cláusula.

Os trabalhadores têm sofrido com as cobranças de metas abusivas, que tem impactado diretamente na saúde dos trabalhadores, com adoecimento físico e mental. De acordo com a última Consulta Nacional, realizada pela Contraf,  40% dos participantes alegam que fizeram use de remédios controlados nos últimos 12 meses.

No próximo dia 26,  está agendado uma reunião da  Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander
com o departamento de Relações Sindicais do banco para tratar do tema. A orientação do Sindicato é que os trabalhadores denunciem qualquer prática de assédio moral. A denúncia pode ser anônima por meio do Canal de Denúncias do Sindicato. 

Fonte: Contraf com edição do Sindibancários/ES