Como havia alertado o Sindicato dos Bancários/ES, o Banestes republicou nessa terça-feira (22) o Edital 56/2019, que prevê a contratação de empresas para a prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Há um mês, o Sindicato entrou com uma representação no Ministério Público de Contas (MPC), apontando ao menos três vícios no edital. Logo após o Sindicato protocolar a representação, o banco publicou nota reconhecendo inadequações no edital e prometendo retomá-lo assim que as correções fossem efetuadas.
O coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire, informou que o Sindicato está analisando a nova redação do edital e, nos próximos dias, deve decidir quais medidas serão adotadas juridicamente contra o banco. “Independentemente desse novo edital conter vícios, contestamos, de pronto, esse plano do Banestes de terceirizar as áreas de tecnologia do banco. Insistimos no compromisso do governador Renato Casagrande que, na ocasião da campanha eleitoral, firmou compromisso com os banestianos e com a população capixaba de manter o Banestes público e estadual. Essa investida do Banestes fere o compromisso assumido pelo governador”, criticou Jonas.
O coordenador do Sindicato lembrou que entre outros pontos documentados no termo, Casagrande se comprometeu a contratar novos empregados “somente por meio de concurso público e que não haja, portanto, terceirização de qualquer tipo de serviço”. “Estamos aguardando há meses uma agenda com o governador. Precisamos saber se ele mudou de posição da eleição para cá”, cobrou Jonas.
Nesta quarta-feira (23), o Sindicato se reúne com a diretoria do Banestes para discutir, entre outras pautas, o Banescaixa – plano de assistência à saúde dos Banestianos. Jonas afirmou que a republicação do edital e o processo de terceirização do banco não estão contemplados nessa pauta.

