Diretores do Sindicato dos Bancários/ES se reuniram nesta segunda-feira, 04, com o gerente Regional do Bradesco, Ricardo Andre Kuczynski. Na reunião, os diretores se disseram muito preocupados com os dois bancários de duas agências da Grande Vitória que testaram positivo para a covid-19. O diretor Fabrício Coelho acrescentou que há também dois casos sob investigação: o marido de uma bancária que trabalha no Grupo Bradesco e um vigilante terceirizado.

Os dois bancários souberam na semana passada que estão com a doença. Ambos cumpriam o sistema de rodízio e confirmaram a doença na semana em que estavam em home office. Em casos confirmados, segundo protocolo do Bradesco, os empregados são imediatamente afastados e a agência fechada por um dia para higienização. Na reabertura, a equipe que estava em rodízio reassume os postos e os que estavam trabalhando ficam 14 dias em quarentena.

“Nesse momento, cobramos do banco que garanta a testagem em todos que tiveram contato com os empregados que testaram positivo. É importante que esses empregados sejam testados. Dissemos ao gerente Regional que nem sempre o médico concorda em realizar o exame para covid. Ele se comprometeu em se empenhar para que todos empregados nessas condições sejam testados”, relatou Fabrício.

Os dirigentes também reivindicaram que o Bradesco exija que clientes e usuários usem máscaras para entrar nas agências. A Gerência Regional informou que estava fixando os decretos municipais onde há obrigatoriedade do uso de máscaras e se comprometeu a levar o pleito à direção do banco para estender o uso em agências de municípios onde ainda não é obrigatório. “Em outros estabelecimentos, como supermercados e farmácias, por exemplo, o uso de máscaras pelos clientes já é obrigatório. Queremos que o mesmo procedimento seja adotado pelo banco”, completou Fabrício.

O Sindicato pediu também que a Regional oriente os empregados sobre a importância do uso da máscara juntamente com a viseira de acrílico, equipamentos de EPI que já estão à disposição dos bancários. “Pedimos que o Regional reforce o uso dos EPIs por parte dos empregados”.

Os dirigentes disseram ao gerente Regional que o Sindicato tem recebido denúncias de empregados sobre a cobrança de metas, tanto na agência como no rodízio em home office. “Lembramos que a suspensão das metas, enquanto durar a pandemia, faz parte do acordo entre os bancos e o Comando Nacional dos bancários. Ele afirmou que essa orientação não parte da Regional”.

O gerente explicou que a Regional orienta os empregados informarem os cliente que o Bradesco está à disposição, dentro das medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e pelos decretos governamentais e respeitando sempre o isolamento e distanciamento social. Ele afirmou ainda que levará a denúncia do Sindicato sobre a cobrança de metas para as reuniões com os gestores de agências. “Ressaltamos ao Regional que o Sindicato vai continuar fiscalizando e denunciando os casos de cobrança de metas por ser uma pratica inaceitável neste período de pandemia”, finalizou Fabrício.

Estiveram representando o Sindicato na reunião, além de Fabrício, Iracélio Lomes e Lindalva Firme. E Ricardo Rios, pela Fetraf-RJ-ES.