A primeira reunião de negociação específica dos bancários da Caixa acontece nesta sexta-feira, 07, das 11h às 13horas, por videoconferência. A pauta de reivindicações está baseada em três eixos: Defesa da Vida (Democracia; Empresas Públicas; Bancos Públicos e Defesa da Caixa 100% Pública), Saúde (Saúde e Condições de Trabalho; Saúde Caixa e Funcef) e Direitos (CCT e ACT e Contratações). Neste primeiro encontro o tema a ser discutido com o banco será teletrabalho.
Desde o início da pandemia, o teletrabalho foi a opção mais viável para que milhares de bancários e bancárias cumprissem o isolamento social. No entanto, os trabalhadores estão enfrentando uma série de abusos da gestão da Caixa, como imposição de metas abusivas, desrespeito à jornada de trabalho, falta de mobiliário para garantir a ergonomia, entre outras irregularidades.
“Tardiamente a Caixa resolveu sentar com a mesa para estabelecer o calendário de negociação. Enfrentamos um momento difícil, com uma gestão que desrespeita os empregados de diversas formas. Bancários que estão no trabalho remoto enfrentam uma série de dificuldades e estão trabalhando muito além da jornada. Assim como os empregados que estão nas agências enfrentam uma sobrecarga de trabalho absurda. Precisamos nos mobilizar, ficar atentos às orientações do Sindicato, para que, juntos, possamos lutar por nossos direitos. Caso o acordo não seja renovado, vamos perder tudo o que já conquistamos”, alerta a diretora do Sindibancários/ES Rita Lima.
A pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi discutida e aprovada pelos 265 delegadas e delegados do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), em julho.






