O Sindicato dos Bancários/ES enviou nesta quinta-feira, 13, a minuta de reivindicação dos empregados do Bandes à direção do banco. O documento foi acompanhado de pedido formal de abertura das negociações, com sugestão de data para a primeira rodada, que aguarda confirmação por parte do Bandes.

A minuta foi aprovada pelos empregados em assembleia na última terça-feira, 11. Entre os eixos de reivindicação do funcionalismo estão o fortalecimento do Bandes como banco público; a manutenção dos direitos conquistados; regulamentação do trabalho em casa; divulgação, reconhecimento e pagamento da Política de Méritos de 2019; programa de vacinação para gripe e outras patologias; exame médico periódico anual e retorno do auxílio academia.

Segundo o bancário Robson Luiz Avelino Pereira, delegado sindical do Bandes, um dos focos da Campanha é a Saúde do Trabalhador. A expectativa dos empregados é que o banco retome e formalize em Acordo Coletivo alguns benefícios que estão sendo cortados. É o caso do auxílio-academia e dos exames periódicos.

“O banco tem enfraquecido a política de saúde do trabalhador. Antes fazíamos uma bateria completa de exames, e agora os empregados são submetidos apenas ao hemograma. Já tivemos casos de adoecimento que poderiam ter sido evitados com um acompanhamento mais completo pelo médico do trabalho. O banco também cortou o auxílio-academia, que é um incentivo para que empregados mantenham uma rotina de atividade física. Sabemos que isso tem impacto direto na saúde e bem-estar dos empregados, trazendo resultados inclusive para o trabalho”, afirma.

Os bancários também cobram do banco o pagamento da Política de Méritos de 2019. Pela sistemática de méritos, todos os bancários que atingem o conjunto de metas estipulados para o ano têm direito a receber um percentual de reajuste. A lista de empregados a ser contemplada, referente ao ano de 2019, sequer foi divulgada pelo banco e o benefício ainda não foi concedido. “Nossa luta sempre foi por um plano de carreira, que o banco se recusa a negociar. Cumprir a Política de Méritos é simplesmente o reconhecimento pelo nosso trabalho. Nesse momento de crise econômica e sanitária, por exemplo, o Bandes tem sido fundamental para atender ao setor produtivo capixaba, e os empregados estão se dedicando ainda mais. O banco precisa reconhecer esse esforço, independente do resultado financeiro, já que o seu objetivo como banco público e de fomento não se restringe ao lucro”, afirma Robson.

Os empregados também querem discutir com o banco a regulamentação do trabalho em casa durante a pandemia. Com a liberação das atividades comerciais por parte do governo, em agosto, os empregados passaram a trabalhar em regime de revezamento, tendo 50% do quadro atuando presencialmente. Apenas os funcionários que fazem parte do grupo de risco foram mantidos em home office.  “É preciso construir um formato que contemple a categoria, dando segurança durante a crise sanitária e respeitando as condições de trabalho e os direitos dos funcionários”, pontua o delegado sindical.

O diretor do Sindicato Derik Bezerra destaca a importância de os empregados do Bandes acompanharem as negociações específicas e nacional para potencializar a luta da categoria. “Só vamos conseguir avanços se demonstramos força. O cenário político é delicado, os banqueiros já ameaçaram cortar direitos nacionalmente, por isso nossa mobilização é essencial”.