Os bancários decidirão nesta quinta-feira, 27, em assembleia virtual agendada para as 19h, se aprovam ou rejeitam a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na Campanha nacional 2020. A atividade será pela plataforma Zoom (veja tutorial), em formato de videoconferência. Não haverá mais transmissão pelo Youtube, como anunciado.

O link para a sala virtual da assembleia já está disponível e será aberto às 18h30, para ingresso dos participantes. ACESSE AQUI

Votação

Caso a proposta seja submetida à votação, esta se dará por meio do sistema do Sindicato, com link disponível no nosso site. Por isso, é importante que os bancários antecipem seu cadastro criando login e senha, para facilitar o acesso à página de votação.
Atenção, no momento de fazer o cadastro é possível que não apareçam os endereços de algumas agências bancárias. Neste caso, basta que o usuário escolha a opção “outras agências”.

O cadastro é simples e rápido. Clique no link abaixo e preencha um breve formulário com dados de e-mail, CPF e data de nascimento. Checadas as informações, os bancários poderão acessar a página de votação com suas informações de login.

Atenção: os bancários e as bancárias já podem votar na assembleia desta quinta-feira, 27, até as 21h30. A votação vai decidir se a categoria concorda ou não com a formalização das assembleias permamentes.

Importante, a legislação permite que até 30 de outubro de 2020 as assembleias podem ser feita de forma virtual. Por isso é fundamental que todos os participantes se cadastrem para votar para garantir a legalidade do processo. A assembleia virtual tem as mesmas garantias legais da assembleia presencial.

Para se cadastrar basta acessar o link abaixo e em seguida votar.

Em caso de dúvida, o empregado pode entrar em contato com o Sindicato pelos telefones (27) 3331-9999 ou 3331-9953.

CADASTRE-SE NO SISTEMA

“É importante que os bancários já antecipem seu cadastro para esta ou futuras votações. Durante a pandemia, para garantir o isolamento social, todas as nossas votações acontecerão de forma virtual, então é essencial que o bancário mantenha o cadastro atualizado com suas informações de login e senha para participar das votações”, explica o diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

Negociação

Nesta quinta, 27, às 14h, acontece nova rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban. Na rodada de ontem, 26, a 11ª, a Federação Nacional dos Bancos recuou e concordou em manter a PLR na regra atual, como reivindicava o Comando Nacional dos Bancários. Com relação ao reajuste salarial, porém, não houve avanço. Os bancos insistem com reajuste zero e propõem abono de R$ 1.656,22 para este ano, e de R$ 2.232,75 em 2021. O Comando rejeitou novamente a proposta porque a adesão ao abono representa perdas para a categoria.

Também não houve avanço em pautas importantes da categoria que seguem na mesa de negociação, como a regulamentação do home office. A Fenaban reconsiderou sua posição em alterar as cláusulas 29 e 56 (saúde e condições de trabalho) da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que implicaria em retirada de direitos dos bancários.

“Conquistamos alguns avanços importantes na rodada desta quarta, mas a categoria precisa se manter firme, mobilizada, engajada na luta. Nesta quinta, as negociações serão retomadas com a Fenaban. Às 19h, temos encontro marcado com os bancários e as bancárias na assembleia geral extraordinária, que acontece simultaneamente em todas as bases do país”, convida o diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão).