O Governo do Estado atualizou a Mapa de Risco para a covid-19 no Espírito Santo. De acordo com a nova matriz, que passou a valer a partir desta segunda-feira, 09, os municípios de Colatina, Santa Teresa e Ecoporanga passaram do risco baixo para o moderado. A mudança de status impõe a adoção de protocolos sanitários mais rígidos para brecar a propagação do coronavírus.
A diretora do Sindicato dos Bancários/ES Goretti Barone afirma que a mudança da matriz de risco tem impactos nos protocolos sanitários das agências bancárias. “O aumento de casos gera preocupação para os moradores das três cidades de maneira geral e também é um alerta aos municípios vizinhos, que precisam redobrar a atenção às medidas sanitárias”.
Sanitização de agência da Caixa em Colatina
A dirigente orienta aos bancários que cobrem dos bancos o cumprimento rigoroso dos protocolos de saúde previstos na Portaria 100-R do Governo do Estado, de 30 de maio deste ano. “Os empregados devem ter atenção redobrada com cuidados como o uso de máscaras, álcool gel e o distanciamento social, respeitando o limite máximo de uma pessoa para cada dez metros quadrados. As agências também devem voltar a restringir o horário de funcionamento das 10h às 14h00”, reforça.
Goretti afirma que os bancários e as bancárias com sintomas da covid devem fazer rapidamente o teste; em caso de confirmação precisam ser afastados e agência sanitizada imediatamente. “Os empregados que testarem positivo devem também comunicar ao Sindicato para receberem todas orientações, como, por exemplo, a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Repito, devemos exigir o cumprimento dos protocolos sanitários à risca. Esse é o caminho que temos hoje para protegermos a nossa saúde e a do próximo”, assinala.
Aumento de casos
Dados desta segunda-feira, 09, apontam que o Espírito Santo tem mais de 163 mil casos da doença e 3.938 óbitos. A média de novos casos no Estado em 7 dias está em 784 e a de óbitos em 9.
Colatina tem 6.138 casos confirmados de covid e 122 mortes; Santa Teresa registrou até agora 600 casos e 9 óbitos; já Ecoporanga tem 908 casos acumulados e 10 mortes por covid.
UTIs superlotadas
Além dos novos casos e óbitos, preocupa também o rápido aumento da taxa de ocupação das UTIs destinadas para a covid nas últimas semanas. A região Central de Saúde, que inclui o município de Colatina, está com 83% de ocupação na UTI-Covid; mais grave ainda é a situação dos moradores de Santa Teresa, que estão englobados na retaguarda de atendimento da região Metropolitana. Nessa região, a ocupação de leitos de UTI já passa de 92%. A taxa de ocupação de UTI na região de Saúde Norte, onde está Ecoporanga, está em 43%.
Orientação
Goretti orienta aos bancários e às bancárias que denunciem ao Sindicato caso os bancos descumpram os protocolos sanitários, não só nos três municípios que estão agora em risco moderado, mas também nos demais. “O risco baixo não significa que já podemos relaxar. Não podemos nos esquecer que ainda não há cura ou vacina para a doença. As medidas de prevenção são ainda a maneira mais efetiva de evitar o contágio. Temos de continuar fazendo a nossa parte e cobrarmos das autoridades e dos bancos que façam a deles”, finaliza Goretti.
Telefones do Sindicato dos Bancários
(27) 3331-9999 | (27) 3331-9993
E-mail: secretariageral@bancarios-es.org.br

