
Foto: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES
Entidades sindicais e estudantis, movimentos populares e partidos políticos puxaram o ato pelo #ForaBolosnaro/Mourão nos 27 estados brasileiros neste sábado, 29. O #29MForaBolsonaro, como ficou conhecido nas redes sociais o protesto, mobilizou milhares de manifestantes por todo o país.
De acordo com a imprensa nacional, os atos aconteceram em pelo menos 200 municípios, entre capitais e grandes cidades. No Espírito Santo, milhares de pessoas (os organizadores estimam em 10 mil) ocuparam as principais avenidas de Vitória para pedir o impeachment do presidente da República. O Sindibancários/ES marcou presença no protesto com faixas e cartazes.
Medidas sanitárias
A concentração em Vitória começou em frente ao Teatro da Ufes por volta da 15 horas. Como alertado na divulgação do ato, houve grande preocupação dos organizadores em assegurar as medidas sanitárias: uso de máscara, distanciamento social e álcool gel.
“As fotos comprovam que o uso de máscara foi cumprido à risca. O desafio é observar as fotos e tentar achar alguém sem máscara. Eu não vi. Houve muita responsabilidade dos participantes em respeitar às medidas sanitárias”, comenta o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire.

Foto: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES
O dirigente afirma que o ato pelo fora Bolsonaro/Mourão marcou a volta da esquerda às ruas. “Com a pandemia em alta e com a vacina ainda engatinhando pela inépcia deste Governo, havia um grande dilema em ir ou não às ruas. Mas a situação é tão grave que o protesto presencial se tornou inadiável. Havia uma frase em alguns cartazes que resumia essa urgência de voltarmos às ruas: ‘Estamos indo pra rua porque Bolsonaro é mais mortal que o vírus’. É isso. Bolsonaro e Mourão não podem continuar. Não podemos esperar até 2022. Eles precisam sair agora para evitarmos que mais brasileiros e brasileiras morram. Cada vida importa e mais de 460 mil já foram abreviadas pela inoperância deste Governo”, critica.
Grito preso na garganta
Os manifestantes do ato pelo Fora Bolsonaro em Vitória se concentraram na Ufes Goibeiras a partir das 15 horas. Por volta de 16 horas, a marcha saiu em direção à Reitoria do Ifes, que fica no cruzamento das avenidas Leitão da Silva e Rio Branco, em Santa Lúcia. A polícia acompanhou a marcha, mas não houve nenhuma intercorrência.
Os manifestantes partiram da Ufes Goibeiras e ocuparam as três faixas da avenida Fernando Ferrari, cruzaram a Ponte da Passagem e seguiram pela Reta da Penha até a Avenida Rio Branco; e de lá em direção ao Ifes, onde o ato foi encerrado.

Foto: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES
A proposta democrática de participação permitiu que os manifestantes escolhessem entre fazer o trajeto a pé, de carro ou de bicicleta. Durante a marcha, os participantes exibiam cartazes e gritavam palavras de ordem contra o Governo Bolsonaro.
“Eu optei por fazer a marcha a pé para sentir o clima. É muito prazeroso voltar a ficar no meio do povo. Já estava com saudades. Senti minhas energias sendo renovadas. A sensação de encher o peito junto com milhares de pessoas e gritar em uníssono ‘Fora Bolsonaro!’ é inexplicável. Eu olhava para aqueles milhares de jovens entoando palavras de ordem contra Bolsonaro e me emocionava. Minhas esperanças se renovaram em saber que a juventude está tão engajada nessa luta”, diz o dirigente que completa: “O protesto de rua nos permitiu soltar esse grito que estava preso na garganta: ‘Fora Bolsonaro; Fora Mourão’. Tirem o joelho dos nossos pescoços e nos deixem respirar novamente”, desabafa o coordenador-geral do Sindicato.
(Foto Capa: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES)








