Em reunião com representantes da direção do Banestes, na manhã desta quinta-feira, 17, diretores do Sindibancários/ES reivindicaram a continuidade do home office para os bancários e bancárias do grupo de risco à covid-19. Outros pontos discutidos com a direção do banco foi a injusta exclusão de bancários em férias de processos seletivos internos e a urgência na retomada das negociações sobre a Banescaixa.
Home office
Os diretores do Sindibancários/ES solicitaram à direção do Banestes que mantenham em home office os empregados do grupo de risco, estejam eles vacinados ou não, conforme garantia a liminar cujo prazo terminou no último dia 15. O Sindibancários/ES entrou com pedido judicial de prorrogação dessa liminar. Em sentença publicada nesta quarta-feira, 16, a juíza do Trabalho, Rosaly Stange Azevedo, julgou procedente apenas parte do pedido dos trabalhadores e restringiu o direito ao home office apenas aos bancários do grupo de risco que ainda não foram vacinados contra a covid-19. O Sindibancários/ES está analisando entrar com recurso contra a decisão.
“Conversamos com os representantes do banco sobre como as agências bancárias são locais de alto risco de contaminação por serem ambientes fechados e com ventilação natural praticamente zero. Além disso, temos a circulação de novas variantes do vírus, que são mais contagiosas e, algumas, até mais letais. A pandemia, infelizmente, ainda está descontrolada no nosso país. Esperamos que a direção do Banestes atenda nossa reivindicação e mantenha todos os bancários do grupo de risco, mesmo os vacinados, em home office”, enfatizou o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire.
Seleção interna
O Sindibancários/ES também apresentou à direção do banco a reivindicação dos bancários para que seja permitido aos empregados de férias participarem de processos de seleção interna. Atualmente, banestianos que estão de férias são eliminados das seleções. “Os representantes do banco acataram nossa reivindicação e assumiram o compromisso de apresentar uma minuta de acordo aditivo para regulamentar a participação de bancários em férias nos processos de seleção interna. A minuta será analisada pela nossa assessoria jurídica.”, explica Freire.
Banescaixa
A Banescaixa também foi tema da reunião. Desde o início da pandemia, está paralisado o debate do Grupo de Trabalho (GT) da Banescaixa, que tem como propósito discutir uma solução viável para a sustentabilidade do plano. Com as mudanças na forma de contribuição e os parcos investimentos do Banestes, a Banescaixa está se tornando impagável para muitos bancários e bancárias. Cerca de 30% dos aposentados já deixaram o plano por não conseguirem arcar com os custos.
“É urgente a retomada do GT, principalmente em meio a uma pandemia em que o plano de saúde se tornou essencial. Precisamos avançar nas negociações e garantir que o Banestes invista mais recursos na Banescaixa, possibilitando que os bancários permaneçam associados”, enfatiza Freire.
Os representantes do Banestes se comprometeram a dar retorno em breve sobre todas as reivindicações apresentadas.






