Apesar de ter anunciado no dia 06 de julho a inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI), o Ministério da Saúde emitiu somente nesta quarta-feira, 14, a nota técnica com as devidas orientações para vacinação dos bancários e os trabalhadores dos Correios. Com a publicação da nota, o governo estadual já pode iniciar a vacinação contra a covid-19 de bancários e bancárias capixabas.

A inclusão da categoria nos grupos prioritários do PNI é resultado da luta dos bancários, que mantiveram o atendimento à população desde o início da pandemia. No Espírito Santo, de acordo com levantamento do Sindicato, cerca de 452 trabalhadores bancários foram contaminados pela covid-19, sendo que sete deles vieram a óbito. Mas o número é ainda maior, uma vez que nem todos os casos são comunicados ao Sindicato.

“Nossa expectativa é que o governador Casagrande anuncie o mais rápido possível quando inicia e como será a vacinação dos bancários capixabas. Essa é uma conquista da categoria que está na linha de frente desde o início da pandemia, garantindo o atendimento bancário à população. Mesmo mantendo os bancos como serviços essenciais, Casagrande não incluiu os trabalhadores bancários no Plano Estadual de Vacinação, como fez com outras categorias. Agora, esperamos que não tarde em cumprir o PNI”, ressalta a coordenadora do Sindibancários/ES, Rita Lima.

O Sindibancários/ES reivindica ao governo do Estado desde o início do ano a inclusão dos bancários no Plano Estadual de Imunização, no entanto Casagrande não atendeu ao pedido da categoria. Mesmo após o anúncio do Ministério da Saúde na última semana de que o PNI iria contemplar os bancários, Casagrande manteve a categoria fora do Plano Estadual, incluindo apenas os empregados dos Correios. Em coletiva à imprensa, o Secretário de Saúde, Nésio Fernandes chegou a declarar que estava concluída a imunização por grupos prioritários e que o Estado seguiria com a vacinação exclusivamente por faixa etária.

“Agora, há uma nota técnica do Ministério da Saúde que garante a vacinação da categoria bancária e esperamos que seja cumprida pelo governo do Estado. Os bancários atuam em um ambiente de fácil propagação do vírus, pois são locais fechados e com alta circulação de pessoas. Vacinar os bancários é proteger também a população”, enfatiza Rita Lima.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, 20% do total de doses de vacinas distribuídas às unidades da Federação devem ser distribuídas aos bancários e aos trabalhadores dos Correios.