O Sindicato dos Bancários/ES lembra os bancários e as bancárias do Bradesco que nesta quinta-feira, às 11h, tem tuitaço contra as demissões do banco. As mobilizações virtuais, que se repetem todas as quintas, fazem parte da campanha #QueVergonhaBradesco, pela valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras do Bradesco. 

Mais lucros, mais demissões

Segundo o diretor do Sindicato Fabrício Coelho, o propósito da campanha é brecar as demissões que vêm se intensificando de 2020 para cá. “É perverso demitir em meio a uma crise sanitária que já matou mais de 544 mil pessoas; em um país que tem mais de 14 milhões de desempregados, 19 milhões na miséria, e outros quase 50 milhões em insegurança alimentar, que não sabem se vão comer no dia seguinte”.  

O dirigente lembra que no 1º trimestre de 2021, o Bradesco registrou lucro líquido recorrente de R% 6,5 bilhões – 74% superior ao registrado no mesmo período de 2020. 

O resultado comemorado pela direção do banco, afirma Fabrício, não evitou novas demissões. “Ao contrário, de março de 2020 a março de 2021, o Bradesco demitiu, segundo Comissão de Organização dos Empregados (COE), 8.547 trabalhadores foram demitidos. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 888 desligamentos”.

Segundo o dirigente, à medida que acumula lucros e demite, o Bradesco aumenta a pressão sobre os trabalhadores e trabalhadoras, impondo metas abusivas e precarizando as condições de trabalho.

Mobilização nacional 

As ações contra as demissões estão sendo puxadas nacionalmente pela  Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco. A ideia é que todas as quintas, às 11h, bancários, bancárias, dirigentes, assessores e entidades sindicais de todo o país postem nas redes sociais a arte e o texto específico daquela semana.

Entre nesta quinta, 22, nas redes sociais do Sindicato dos Bancários/ES e participe da mobilização. 

Facebook                            Instagran                         Twitter