Nesta quinta-feira, 22, diretores do Sindicato se reuniram com os representantes das Relações Sindicais do Itaú para cobrar resposta sobre as denúncias de assédio moral recebidas pelo Sindicato e já apresentadas ao banco. Cobrança de metas, contínuas ameaças de demissão, exposição e humilhação de empregados e imposição de prazos inatingíveis para alcance de resultados são as principais práticas de assédio moral que estão sendo cometidas por representante regional do Itaú no Estado e denunciadas ao Sindibancários/ES.
Participou da reunião a comissão do Sindicato formada pelos diretores Mônica Cristina Paes, Alcendino Anderson (Sãozinho), Idelmar Casagrande e Carlos Pereira de Araújo (Carlão). Os diretores também reivindicaram que o Itaú se manifeste sobre as graves consequências dessas condutas abusivas que têm adoecido bancários, levando alguns a situações extremas. São gerentes, agentes comerciais, assistentes de gerentes, entre outros, que relatam situações abusivas e de muita pressão na forma como o gestor regional atua.
Além disso, os bancários denunciaram que foram pressionados até mesmo a descumprir o decreto do governo estadual que restringia o atendimento dos serviços bancários durante alguns períodos da pandemia da Covid 19, sendo obrigados a atender todos os clientes e até a vender produtos.
“Desde o ano passado, temos denunciado e cobrado do Itaú medidas efetivas para o fim desse tipo de gestão opressora. Os empregados do banco estão trabalhando sob pressão extrema, que tem levado muitos ao adoecimento mental e físico. Na reunião, a resposta do banco foi que precisa de mais tempo para apurar as denúncias. Esperamos que faça isso rapidamente e que tome as providências necessárias.”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira e Araújo (Carlão).






