Sob a direção de Pedro Guimarães, a Caixa tem sido protagonista de atos desrespeitosos aos trabalhadores bancários. Após usurpar novamente parte da PLR dos empregados, agora a Caixa obriga os gestores a convocarem por telefone os bancários e as bancárias com comorbidades e que ainda estão em home office. O Sindicato alerta que o trabalho remoto está garantido até o dia 30 de setembro na Caixa e os empregados não devem ceder à pressão.
Nos relatos recebidos pelas entidades sindicais, bancários e bancárias falam do constrangimento ao receberem uma ligação do gestor solicitando que retornem ao trabalho. Eles são pressionados a preencherem o formulário MO, específico para os empregados que solicitam voluntariamente o retorno ao trabalho presencial nas agências.
“Essa é mais uma atitude covarde dessa gestão de Pedro de Guimarães, que expõe gestores e assedia os empregados em home office. A pandemia, infelizmente, ainda não acabou e mesmo quem tomou as duas doses da vacina contra a covid-19 pode ser infectado ou transmitir a doença. A convocação oral, sem nenhum termo escrito, é uma forma da Caixa jogar nas costas dos empregados a responsabilidade do retorno ao trabalho e o risco de contágio. Quem está em home office é por direito à preservação da vida e não deve ceder a qualquer ato de pressão”, enfatiza a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.
A dirigente sindical aponta ainda que a Caixa adotou essa medida sem sequer discutir com os representantes dos empregados. “Desde o início da pandemia, é a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) que negocia com a Caixa as cláusulas sobre o trabalho remoto. Já foi feito um pedido de prorrogação do home office, mas até o momento a direção de Pedro Guimarães sequer respondeu ao ofício da CEE. Ao invés disso, impõe essa medida assediadora para obrigar os bancários a retornarem ao trabalho”.
No pedido enviado à Caixa, os representes dos bancários solicitam o agendamento de reunião para discutir o retorno ao trabalho presencial, como prevê o Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados, e reforçam que “a modalidade de teletrabalho adotada pelas instituições financeiras, a partir de negociações coletivas entre as partes, tem se mostrado de relevante efetividade e sua manutenção deve ser parte da política de mitigação do contágio do novo coronavírus e suas variantes conhecidas.”
Orientação aos bancários
O Sindibancários/ES orienta os empregados e empregadas da Caixa que forem solicitados a retornarem ao trabalho presencial que exijam do gestor uma ordem de retorno ao trabalho por escrito. Os bancários que se sentirem pressionados, ameaçados ou assediados podem denunciar ao Sindicato por meio do Canal de Denúncias. A denúncia pode ser anônima.

