Está oficialmente formalizada a retomada do Comitê em Defesa do Banestes Público Estadual. Esse foi o principal encaminhamento da plenária dessa quarta-feira, 29, que reuniu virtualmente funcionários e funcionárias do Banestes Seguros, do banco, representantes da sociedade civil e da classe política. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão), a necessidade de rearticular o Comitê foi motivada pela ameaça iminente do governo do Estado de privatizar a seguradora – um dos principais ativos do Sistema Financeiro Banestes.
Durante plenária, Carlão alertou aos presentes que a entrega da seguradora para a iniciativa privada abre caminho para a privatização do Banestes. “O governador Renato Casagrande está determinado a vender um dos braços do banco. Essa venda, se concretizada, trará impactos para o Banestes e consequentemente para a população capixaba. Por isso a importância de restaurarmos o comitê. A seguradora hoje é a bola da vez, mas todo o Sistema Financeiro Banestes está sob ameaça”, ressaltou Carlão.
Apoios
Nessa primeira plenária em defesa do Banestes, além da boa participação dos funcionários, marcaram presença os representantes dos gabinetes do deputado federal Helder Salomão; da deputada estadual Iriny Lopes (ambos do PT) e da vereadora Camila Valadão (Psol). Os representantes manifestaram total apoio dos gabinetes à manutenção do Banestes Público Estadual. Registrou apoio ainda o representante da CSP Conlutas Filipe Skiter. A Intersindical também comunicou que vai apoiar o Comitê em Defesa do Banestes.
O diretor do Sindicato Jonas Freire destacou as ações que já começaram a ser articuladas pelo Sindicato em defesa do Banestes. Ele disse também que nos próximos dias o Sindicato vai intensificar a comunicação nas redes sociais e em outras mídias. “Precisamos alertar à população capixaba que uma parte valiosa do Banestes está prestes a ser vendida. Queremos mostrar que os argumentos apresentados pela diretoria do Banestes não justificam a venda da seguradora”.
Líder de mercado
A Banestes Seguros lidera o segmento de seguros de vida (individual e coletivo) no Espírito Santo e em outras modalidades, como autos e residencial, está entre as cinco seguradoras mais bem colocadas. Nos últimos cinco anos (2016 a 2020) a Banestes Seguros registrou, em média, R$ 18,2 milhões de lucro, o que representa 10%, em média, dos resultados anuais do Banestes.
“Como coordenador do Comitê, o Sindicato vai lutar ao lado dos funcionários do banco e da seguradora, dos representantes da sociedade civil e da população capixaba em geral para sustar o processo de venda da Banestes Seguros. Não podemos permitir que a política privatista que está sendo imposta pelo governo federal em Brasília seja replicada no Espírito Santo. A Banestes Seguros é Banestes, patrimônio dos capixabas”.

