Desde o início da pandemia, o Sindibancários/ES realiza o levantamento do número de bancários e bancárias infectadas pela covid-19 no Espírito Santo. Somente em janeiro, foram 529 bancários infectados. Mas esse número é ainda maior, uma vez que nem todos os casos são informados à entidade. O registro do número de infectados é primordial, uma vez que essas informações subsidiam o Comando Nacional e as comissões de empresas nas negociações com os bancos para garantir medidas eficazes de prevenção à covid.
Por isso, bancários e bancárias infectados pela covid-19 devem informar ao Sindicato assim que testarem positivo. Basta preencher o formulário com nome, telefone, e-mail e banco em que atua.
Clique AQUI e preencha o formulário.
Doença ocupacional
No formulário, o bancário também deve responder se deseja ou não abrir o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). O Sindicato orienta o registro da CAT uma vez que a covid-19 foi considerada doença ocupacional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A emissão da CAT resguarda os direitos trabalhistas e previdenciários do trabalhador e deve ser feita somente se o bancário estiver trabalhando presencialmente.
E atenção: quem tiver diagnóstico da doença, mesmo que esteja assintomático, deve procurar um médico e pedir atestado, pois a covid pode deixar sequela.
Medidas de prevenção
Também é importante que os bancários comuniquem ao Sindicato qualquer descumprimento do banco de medidas de prevenção à covid, como falta de álcool 70°, máscaras ou qualquer item de segurança na sua agência ou unidade de trabalho. Além disso, é primordial manter o distanciamento de no mínimo 1.50 m ao conversar com outra pessoa.
A Secretaria de Saúde realiza atendimento das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h. O contato pode ser feito por meio telefone (27) 99961 4185 ou por meio do e-mail saude@bancarios-es.org.br.









