Os bancários capixabas alcançaram uma vitória expressiva nesta quarta (23). Em mais um momento em que o Banestes entra na esteira da privatização, agora com a Banestes Seguros, o bancário Danilo Bicalho foi o candidato eleito para representar a categoria no Conselho de Administração do Banestes.
A eleição foi decidida no segundo turno. Bicalho recebeu 575 votos (54,97%) dos votos válidos. A vitória no segundo turno ampliou a votação de Danilo e a participação nas eleições. O bancário havia vencido o primeiro com 344 votos (35,40%) dos votos válidos.

“Estou muito feliz e orgulhoso da campanha propositiva e respeitosa que apresentamos aos bancários. Recebi muitos apoios e em todos os momentos mantivemos o debate em um nível elevado. Foi uma campanha de propostas e ideias, e me orgulho muito disso. Agradeço a cada um dos profissionais do Banestes que estiveram comigo e votaram em nossas propostas”.
Bicalho vai integrar o Conselho de Administração nos próximos dois anos e precisará contar com o apoio dos profissionais do Banestes. “É hora de união e participação de todos os banestianos para garantir os melhores resultados nos espaços de gestão e disputa. Como candidato e bancário, Danilo esteve sempre aberto ao debate republicano”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários Jonas Freire.
Reconhecimento do trabalho do Sindicato e da trajetória de Bicalho
A vitória deixa evidente a potência organizativa do Sindibancários/ES, o empenho do Coletivo do Banestes e a consideração da categoria pela defesa do Banestes pela entidade de classista.
Danilo Bicalho tem 38 anos de idade e 13 de Banestes. O bancário iniciou sua trajetória como técnico bancário na COFOC (atual COSUC), atuou como gerente de relacionamento, passou pelas agências Praia do Canto e Vila Velha. Mais tarde, na função de gerente-geral, trabalhou nas agências de Terra Vermelha, São Pedro, Santo Antônio, Shopping Vila Velha e IBES, onde está atualmente. Danilo Bicalho é formado em Comunicação Social pela Ufes e Teologia.
“A vitória traz reconhecimento, fortalece nosso trabalho e mostra a confiança dos bancários no Sindicato e no Danilo. Agradecemos muito pela confiança, pois cada um dos votos dá credibilidade ao que defendemos e reconhece a presença marcante de Bicalho no corpo funcional do Banestes, conclui o dirigente sindical.
Defesa do Banestes Público e Estadual pautará atuação de Danilo
Em conversa com o Sindicato após o resultado das eleições ser divulgado, Bicalho enfatizou que sua gestão no Conselho de Administração do Banestes será marcada pela defesa do Banestes Público e Estadual e pela valorização dos profissionais do banco.
“Estou pronto para representar cada profissional que trabalha no banco. Quero ouvir e dar voz a colegas. Acredito que minha presença no Conselho de Administração precisa criar uma ponte entre os profissionais que estão cotidianamente nos diversos setores do banco e a alta administração. É meu compromisso fazer do Banestes uma empresa forte e o melhor lugar para se trabalhar no Espírito Santo”, explicou o conselheiro.
“A vitória de Danilo tem uma importância muito grande neste momento. Vivemos um momento de crise e o banco mais uma vez está sob ameaça. Danilo tem condições de fortalecer a defesa da Banestes Seguros e lutar pelos direitos dos banestianos”, avalia o dirigente sindical Jonas Freire.

