Fim do assédio moral, contratação de mais funcionários, fim da cobrança por metas, valorização dos funcionários, garantia dos direitos conquistas e defesa de um Banco do Brasil forte e público. Essas são as principais reivindicações dos bancários e do BB na Campanha Salarial deste ano. A minuta de reivindicações específicas foi aprovada no 33º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, na última quinta-feira, 09. A proposta de acordo será colocada em votação em assembleias que serão realizadas nesta terça-feira, às 18 horas, em Vitória, Cachoeiro, Colatina e Linhares.
O combate às práticas de assédio moral, como os relatórios de produção que induzem a cobrança por metas entre os funcionários, será um dos principais pontos na negociação com o banco. Na minuta, os bancários também incluíram a reivindicação de garantia de avaliação psíquica por meio da Cassi sempre que o trabalhador solicitar.
“Os bancários do BB enfrentam um ambiente de trabalho caótico, vivem sob pressão para o cumprimento de metas. O resultado é o aumento do adoecimento psíquico dos funcionários. Não podemos aceitar esse modelo de gestão norteado pela prática assédio moral. Por isso, vamos à luta por respeito e melhores condições de trabalho”, enfatizou a diretora do Sindibancários/ES, Goretti Barone, que participou do Congresso.
A minuta aprovada foi construída com a participação das federações de todas as regiões do país. Durante o Congresso, os bancários também discutiram o papel do BB como banco público. “Nos últimos anos, o BB vem sofrendo uma série de ataques, principalmente no governo Bolsonaro, com a drástica redução da sua atuação como banco público. Precisamos resgatar o BB para os brasileiros, com ações que propiciem o desenvolvimento social e econômico do país. Os funcionários e as funcionárias são fundamentais nesta luta”, convoca Goretti.
As cláusulas econômicas da minuta dos funcionários do BB serão as mesmas da proposta da minuta geral, como índice de reajuste composto pela inflação do período mais 5% de ganho real. “Enfrentaremos uma campanha dura e precisamos nos manter mobilizados, ou vamos sofrer arrocho salarial e perda de direitos. Convocamos desde já todos os bancários e bancárias a participarem da assembleia neste terça-feira, 14, e a ficarem atentos ao plano de lutas da nossa campanha”, enfatiza Goretti.

