Em assembleia realizada na noite dessa terça-feira, 21, bancários e bancárias do Banestes aprovaram a minuta específica de reivindicações para a Campanha Salarial 2022. A proposta será entregue à direção do banco na próxima quarta-feira, 29, às 10 horas. Dentre as principais reinvindicações aprovadas estão: defesa do Banestes público e estadual; reposição das perdas inflacionárias e aumento real; resgate da Banescaixa solidária e critérios para as seleções internas.
Além das perdas acumuladas, ocorridas entre setembro de 1994 e agosto de 2022, os bancários sofrem com a desvalorização salarial devido à alta inflação. Por isso, os banestianos reivindicam a correção das verbas salariais com reajuste correspondente à soma da inflação acumulada entre 01 de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 mais aumento real de 5%.
“Independentemente da crise que o país atravessa, os bancos mantêm altos lucros. Em 2021, o Banestes lucrou R$ 251 milhões. Não há, portanto, justificativa para a direção do banco não atender nossas reivindicações. Vamos à luta pela reposição das perdas acumuladas, valorização salarial e melhores condições de trabalho. Afinal, são os banestianos que constroem diariamente o Banestes cada vez mais forte e rentável”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire.
Outro ponto importante da minuta é a reivindicação de critérios claros e objetivos para os processos de seleção interna. A ascensão profissional dos empregados é comprometida pela ausência de um plano de carreira. “Muitos bancários estão há anos no banco sem nenhuma promoção. Para garantir que os processos de seleção interna sejam transparentes e democráticos, é preciso que seja criado um plano de carreira com critérios objetivos”, aponta Freire.
Além das cláusulas econômicas e de condições de trabalho, os banestianos também aprovaram a defesa do Banestes públicos e estadual, bem como de suas subsidiárias, como um dos eixos principais desta campanha.
“Com a aprovação do PL 77/2022 na Assembleia Legislativa, Casagrande escancarou as portas do Banestes para a privatização. Temos que ficar atentos às parcerias que estão sendo feitas pela direção do banco, já que são na verdade privatizações disfarçadas. Precisamos de uma mobilização ampla e efetiva dos bancários para ganhar esse jogo, garantindo a conquista das nossas reivindicações e a continuidade do Banestes 100% do povo capixaba”, convoca Freire.
A minuta aprovada será revisada e disponibilizada em breve neste site.

