Na manhã desta quarta-feira, 29, dirigentes do Sindibancários/ES entregaram a minuta de reivindicações dos banestianos à direção do Banestes, dando início às negociações da Campanha Salarial 2022. A defesa do Banestes público e estadual, das suas subsidiárias, o fim das terceirizações e das parcerias de privatizações estão entre os eixos prioritários para os bancários.

A luta também será por valorização salarial, melhores condições de trabalho e resgate da Banescaixa solidária. Durante o ato no Palas Center que marcou a entrega da minuta, o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire, destacou como a crise econômica tem afetado os trabalhadores, que enfrentam a alta inflação e perda do poder de compra. Por outro lado, os bancos mantiveram alta lucratividade, mesmo em meio ao caos econômico. Em 2021, o Banestes lucrou R$ 251 milhões.

“Não aceitaremos perdas salariais e nenhuma direito a menos. Precisamos recuperar nosso plano de saúde e avançar em diversos pontos da minuta relacionados à garantia do nosso emprego, a melhores de condições de trabalho, a processos de seleção interna justos, entre outros.  Todas essas reivindicações dependem continuidade do Banestes público e estadual. Por isso a defesa do banco público e de suas subsidiárias são eixos centrais na nossa campanha”, enfatiza Freire.

Defesa dos bancos públicos

A luta pela manutenção do Banestes público não é restrita aos banestianos. As negociações da Campanha Nacional já começaram e a defesa dos bancos públicos é um dos eixos centrais da minuta de reivindicações da categoria bancária. O diretor do Sindibancários/ES e membro do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo, falou sobre a precarização do trabalho bancário e o novo modelo de privatização.

“Cobramos dos bancos a manutenção do emprego bancário. Para isso, é preciso acabar com a precarização do trabalho que avança nos bancos desde a reforma trabalhista. Além disso, precisamos denunciar e barrar as privatizações disfarçadas dos bancos públicos.  A tática é a mesma: fatia os bancos com a venda das subsidiárias para privatizá-los em seguida. Assim ocorre com a Caixa e aqui, no Banestes, com o governo Casagrande”, denunciou Carlão.

O representante dos bancários capixabas no Comando Nacional também destacou que discutir a reconstrução do Brasil faz parte da Campanha da categoria neste ano. “Precisamos estar engajados politicamente, discutir o projeto de Brasil que queremos, com o fortalecimento dos bancos públicos e onde haja debate sobre o papel do sistema financeiro. Seja instituição pública ou privada, os bancos devem ter compromisso com seus trabalhadores e com a sociedade. Não podem ficar apenas na agiotagem. Por isso é fundamental eleger Lula presidente e parlamentares comprometidos com as pautas dos trabalhadores”, frisou Carlão.

Confira as principais reivindicações:

◊  Manutenção do Banestes público e estadual, bem como de suas subsidiárias

◊  Fim das terceirizações

◊  Fim das parcerias de privatização

◊ Reposição salarial e nas demais verbas: inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;

◊ Resgate da Banescaixa solidária

Clique aqui e confira a minuta completa