Bancários e banqueiros voltam à mesa de negociação nesta sexta-feira, 19, às 10 horas, com a expectativa do Comando Nacional dos Bancários de que saia proposta patronal para as cláusulas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e tíquetes alimentação e refeição. Pelo menos esse foi o compromisso da Federação Nacional dos Bancos.
“Pelo que estamos percebendo, não dá para confiar que teremos respostas satisfatórias; por isso a gente tem que se preparar e se organizar para uma possível greve a fim de arrancar uma contraproposta que atenda minimamente às nossas reivindicações”, afirmou Carlos Pereira de Araújo (Carlão), diretor do Sindicato e integrante do Comando Nacional dos Bancários.
Negociação de quinta
Na rodada que aconteceu na quinta-feira, 18, o que se viu foi mais um show de enrolação e negativas por parte dos representantes patronais. Por enquanto, nada de proposta econômica. A Fenaban também não apresentou valor adicional para cobrir custos do teletrabalho e negou o canal de comunicação das entidades sindicais com os trabalhadores em home office. Em relação ao combate ao assédio sexual e ao assédio moral, a proposta foi insuficiente, pois a Febanan quer que esses temas sejam discutidos nas comissões específicas de cada banco.
Mobilização

Bancários na ação contra a fome e as altas tarifas – Foto Sérgio Cardoso
Para esquentar a mobilização da categoria, hoje é o Dia Nacional de Luta dos Bancários. Aqui em Vitória, a ação sindical foi antecipada, com a entrega de 300 refeições a pessoas em situação de rua e a trabalhadores no Centro de Vitória realizada ontem, dia 18, a fim de denunciar a política predatória dos bancos, que batem recordes de lucro à custa do endividamento das famílias brasileiras, trazendo à tona elementos da pauta social dos bancários nesta Campanha 2022.

