Os empregados e empregadas da Caixa (ativa e aposentados) têm um compromisso importante com as urnas em janeiro. Entre os dias 16 e 20 acontece a eleição para a escolha do novo Conselho de Usuário do Saúde Caixa (veja como votar no final desta matéria). O Sindicato dos Bancários/ES apoia a Chapa 1 – Movimento Pela Saúde. Participar da votação é fundamental para eleger um conselho comprometido com a defesa dos interesses dos usuários.
A coordenadora-geral do Sindicato, Rita Lima, afirma que a Chapa 1 é formada por companheiros e companheiras que defendem, de forma intransigente, a manutenção do modelo de custeio com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários e os princípios basilares do Saúde Caixa: mutualismo, solidariedade e o pacto intergeracional. “Precisamos eleger um conselho com posição firme para defender esses princípios que são inegociáveis. E a Chapa 1 tem esse compromisso”, assegura Rita Lima.
A dirigente acrescenta ainda que o Espírito Santo está muito bem representado na Chapa 1 com Humberto Passos Coelho. Na Caixa desde 1989, atualmente na agência Ufes, Coelho é candidato a conselheiro titular ao lado de Francisco Carlos Pugliesi (São Paulo), Márcia Lacerda Krambeck (Paraná), José Zani Carrascosa (Mato Grosso do Sul) e Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha (Pará).
>>>>> Conheça as candidatas e os candidatos da Chapa 1 e suas propostas
>>>>> Acesse a Central de atendimento Saúde Caixa
Diretores e diretoras do Sindicato apoiam a Chapa 1
“Apoio porque a Chapa 1 reflete a representação dos empregados junto à Caixa. Os integrantes da Chapa 1 têm conhecimento e expertise do acordo e também do funcionamento do Saúde Caixa”. (Lizandre Borges – diretora do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa).
“Apoio a Chapa 1 pelo histórico de dedicação e comprometimento na luta contra as tentativas de desmonte e sucateamento do plano de saúde. Com o importante fim de uma gestão aliada a um governo que se mostrou incansável em perseguir a classe trabalhadora, é urgente fortalecermos e consolidarmos a luta pela retomada dos direitos em todas as representações dos trabalhadores da Caixa. Contamos com a experiência e garra dos/as camaradas da Chapa 1 para prosseguirem defendendo e fortalecendo o Saúde Caixa”. (Ronan Teixeira – Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho).
“Eu voto e apoio a chapa 1 porque com ela estamos muito bem representados. São colegas com muita experiência e competência. Tive a honra de participar junto com alguns deles dos mandatos anteriores. A Chapa 1 é também a que conta com o apoio da ampla maioria das entidades representativas dos empregados da Caixa. Sem contar que temos entre os candidatos Humberto Coelho, capixaba e ex-diretor da Apcef/ES” (Edmar Martins André – Conselho de Representantes junto à Federação RJ/ES).
“Apoio a Chapa 1 pela representatividade, transparência e confiabilidade no que tange às principais demandas dos empregados da Caixa neste momento, considerando o desmonte que passamos no governo Bolsonaro, ter representantes certos e convictos das mudanças necessárias é a certeza de um futuro melhor e com mais sustentabilidade ao nosso plano de saúde”. (Igor Bongiovani – diretor).
“Manifesto meu apoio à Chapa 1 para que sejam retomadas as ações em defesa dos usuários; para que seja sempre exigido transparência e responsabilidade do plano, procurando a manutenção do modelo de custeio com 70% das despesas pagas pela Caixa e 30% pelos usuários, e buscando o respeito aos princípios da solidariedade, do mutualismo e pacto intergeracional”. (Arthur Castro Dussoni – diretor Subsede Regional Sul).
Conheça as principais propostas da Chapa 1
- Defender o modelo de custeio em vigor desde 2004, com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários;
- Atuar pela revogação da CGPAR 42, junto com as representações de trabalhadores das estatais;
- Defender o Saúde Caixa para todos para fortalecimento do plano e eliminação de diferenças de tratamento a empregados, independentemente de quando ingressaram na empresa;
- Defender a retirada do percentual de 6,5% da folha de pagamento como limite para participação da empresa no custeio do estatuto da Caixa;
- Exigir da Caixa a apresentação regular de relatórios atuariais, gerenciais e financeiros do plano;
- Atuar em conjunto com as representações dos empregados em defesa das propostas aprovadas no Conecef para o Saúde Caixa;
- Buscar junto à Caixa solução para os problemas do sistema;
- Propor a revisão dos normativos do Saúde Caixa para simplificar procedimentos e reduzir a burocracia;
- Defender a descentralização do plano com o retorno de estruturas locais (regionais ou estaduais);
- Lutar pela restauração dos Comitês de Credenciamento e Descredenciamento por base estadual, buscando ampliar e qualificar a rede credenciada de profissionais e clínicas;
- Buscar a realização de pesquisa de satisfação a fim de avaliar as necessidades dos usuários em termos de atendimento, cobertura e outros pontos;
- Agilizar a análise de reembolso para usuários que não tenha a possibilidade de utilização da rede credenciada;
- Defender a continuidade de custeio integral pela Caixa das terapias após retorno do empregado com sequelas físicas ou psicológicas, assim como aos aposentados por invalidez.Veja como votar
>> Internet: O votante deve acessar o site do Saúde Caixa, usar a senha de login do aplicativo do plano, do FGTS ou de outros aplicativos e sites da Caixa. Durante o período de votação, 16 a 20 de janeiro, será disponibilizado um link para a votação.
>> Intranet: O votante deve usar a mesma matrícula e senha de login das páginas corporativas em ambiente da rede interna. Durante o período de votação será disponibilizado um link específico para a escolha dos candidatos.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail gesad09@caixa.gov.br

