O Sindicato dos Bancários/ES acaba de conquistar uma importante vitória para os funcionários e as funcionárias do Bandes. O banco acatou a reivindicação da comissão de negociação que há mais de dois anos pleiteava o direito de os funcionários terem direito a folga nas emendas de feriado sem a necessidade de compensar o dia não trabalhado. “Foi uma conquista coletiva: do Sindicato, da comissão e de todos os funcionários”, afirma o diretor do Sindicato Dilmar Pezzin.

O dirigente lembra que essa demanda foi incluída na minuta da campanha salarial do ano passado, mas que o Bandes acabou barrando a entrada da reivindicação no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). “Mesmo com o pleito fora do acordo, continuamos lutando para garantir a folga sem a compensação a todos os trabalhadores. Nossa luta não foi em vão”, comemora.

O Bandes publicou uma portaria regulamentando as folgas. Segundo o documento assinado por Marcelo Barbosa Saintive, que assumiu a direção do banco em janeiro deste ano no lugar de Munir Abud, a proposta tem a intenção de promover o bem-estar dos funcionários da empresa. A portaria informa que o banco funcionará em esquema de plantão nos dias 09 de junho, 13 de outubro e 3 de novembro, emendas referentes, respectivamente, aos feriados de Corpus Christi (08 de junho); Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

Os funcionários da Tesouraria, Cobrança, Ouvidoria e do Espaço Bandes de Atendimento, que estão escalados para os plantões nesses dias, também foram contemplados pela portaria. De acordo com o documento, os funcionários que trabalharem nesses dias terão direito ao crédito das horas trabalhadas. Essa compensação poderá ser usufruídas dentro do ano de 2023. A portaria informa ainda que no dia 29 de dezembro não haverá expediente no Bandes.

“A classe trabalhadora nos últimos anos, sobretudo sob o governo Bolsonaro, vem acumulando reveses. O movimento sindical nas mesas de negociações da última campanha nacional da categoria bancária, diante da conjuntura extremamente adversa, se mobilizou para assegurar conquistas que voltaram a ser ameaçadas. Houve pouquíssimo espaço para reivindicarmos novos direitos. Depois de tudo que passamos, cada nova conquista tem um sentido todo especial e precisa sim ser comemorada”, finaliza Cláudio Merçon (Cacau), diretor do Sindicato e integrante da comissão de negociação dos funcionários do Bandes.