(Atualizada dia 10/10/2023 às 18h07) Bancários e bancárias filiados ao Sindicato dos Bancários/ES são convocados para plenária e assembleia de debate e votação sobre a destinação da Contribuição Negocial. Os encontros serão virtuais e acontecem no dia 10 de outubro, a partir das 18h30.

A Contribuição Negocial está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária aprovada na Campanha Salarial de 2022 e válida até setembro de 2024.   O desconto previsto é de 1,5% sobre o contracheque do mês de setembro em 2023 e 1,5% sobre cada parcela da PLR do mesmo ano. O valor a ser descontado sobre o salário é de, no mínimo, R$ 54 e de, no máximo, R$ 270. Já sobre a PLR, o teto é de R$ 226.

Plenária

Para participar da plenária, basta acessar às 18h30 a sala virtual do Zoom por meio do link abaixo.

Clique aqui e participe!

Assembleia

A assembleia de votação será realizada das 19h30 às 23 horas no dia 10 de outubro por meio do sistema de votação on-line do Sindicato (bancarios-es.org.br). Caso não tenha cadastro no sistema, é preciso preencher um curto formulário para criar o login. Podem votar apenas bancários e bancárias sindicalizados. Em caso de dificuldade ao votar, os interessados podem contatar o número do plantão: 27 99241-4667 (Helvys).

Quem tem direito a solicitar à devolução?

Caso seja aprovada, a devolução desse percentual da contribuição negocial poderá ser solicitada somente por bancários e bancárias sindicalizados ou que solicitarem a sindicalização até às 18 horas do dia 10 de outubro deste ano, data da assembleia. O prazo que será proposto pela Sindicato na assembleia para o pedido de devolução da contribuição é das 09 horas do dia 12 de outubro até as 18 horas do dia 25 de novembro.

Contribuição negocial

Em 2018, 2020 e 2022, a Contribuição Negocial foi aprovada como parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. Desde então, o Sindibancários/ES abre debate com associados e submete à votação a destinação da parcela que cabe à entidade.

“Nós, do Sindicato dos Bancários/ES, sempre defendemos que a entidade deve ser financiada pelos trabalhadores em uma ação voluntária de sindicalização, ou seja, a partir da escolha consciente sobre a importância da nossa organização enquanto classe e do financiamento das nossas lutas por direitos. Por isso, desde que a Contribuição Negocial foi incorporada à CCT, defendemos que os bancários filiados tenham o direito de decidirem sobre o que fazer com a parcela que cabe ao Sindicato”, frisa a coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.

Atenção:

A Contribuição Negocial faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, discutida e aprovada na Campanha Salarial da categoria em 2022. Por isso, não é possível discuti-la ou aprová-la separadamente.

O pedido de devolução da Contribuição Negocial será válido para a primeira e a segunda parcela da PLR, desde que o bancário tenha se filiado dento do prazo estabelecido (até às 18 horas do dia 10 de outubro) e ainda esteja filiado na data da devolução do valor pelo Sindicato.

Como é dividida a Contribuição Negocial?

70% para os sindicatos

15% para as federações

10% para a Confederação

5% para as centrais sindicais

Sindicalize-se!

É por meio da contribuição sindical mensal que os bancários e bancárias contribuem diretamente com a construção de um sindicato forte. Com 89 anos de história, o Sindibancários/ES é responsável por organizar a luta da categoria e representá-la nos espaços de negociação, seja nas campanhas salariais ou em negociações específicas por banco.

Para fazer um sindicalismo autônomo, é fundamental que as entidades sindicais sejam autossustentadas. Por isso, é tão importante a sindicalização dos bancários. Quanto mais associados, mais força teremos para defender nossas reivindicações.

Para se sindicalizar, basta acessar a ficha disponível em bancários-es.org.br.

Bancários sindicalizados contribuem com apenas um 1% sobre o total de sua remuneração – somando salário base, função, mais ATS – para a manutenção das atividades sindicais (sendo que o teto para contribuição é R$ 183,33).

Mas não basta só se sindicalizar, é preciso construir a luta coletivamente, participar dos espaços e atividades, se posicionar, conversar com os colegas bancários e lutar pelos direitos da categoria.