
Agência Beira Mar (Foto: Naira Pinudo)
Agências da Caixa em Colatina, Cariacica, Vila Velha e Vitória tiveram ações do dia de Luta pelo Saúde Caixa nesta segunda-feira (30). Dirigentes do Sindibancários/ES estiveram nas agências conversando com bancários, que demonstraram preocupados com o plano de saúde e entusiastas da campanha “ou o teto cai ou a caixa para”.

Mobilização em Cariacica
A dirigente do Sindibancários/ES Lizandre Borges, que esteve na agência da Expedito Garcia, em Cariacica, avaliou que o ato “teve uma receptividade boa. Conversamos com os bancários sobre as ameaças à sustentabilidade do nosso plano e como a mobilização e o engajamento dos empregados e empregadas são cruciais nesta campanha”. A coordenadora do Sindibancários/ES, Rita Lima, presente na agência Beira Mar, em Vitória, foi além “Estamos dispostos até a fazer greve para defender o Saúde Caixa”.

Mobilização em Colatina
Em Vila Velha, a mobilização também teve boa aderência. Segundo o dirigente Igor Bongiovani, os empregados canelas-verdes estavam bem atentos e bem informados. “É uma pauta que abrange todos independente de cargo e função, então é bom que tenhamos essa mobilização para que, caso a caixa não retire o teto de 6,5%, a gente paralise as atividades se for preciso”, anunciou.
Histórico
Rita Lima lembrou da importância da data escolhida. “Hoje, dia 30 de outubro é um dia histórico para nós da Caixa porque comemoramos os 38 anos da conquista das 6 horas. E hoje também estamos em luta nacional por um direito que é o Saúde Caixa, que está ameaçado com a implantação de princípios alheios ao que norteou o plano até agora”, disse
O dia de luta pelo Saúde Caixa vem numa sequência de ações realizadas em defesa do plano e contra a alterações estatutárias e as Resoluções 22 e 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União), que impactaram a forma de custeio do plano. As normas limitaram ao percentual de 6,5% sobre a folha de pagamento a contribuição da Caixa para o custeio do Saúde Caixa, impediram que o banco custeie o plano de saúde dos empregados já aposentados e aumenta a contribuição dos bancários.
As normas colocam em risco os princípios de mutualidade, solidariedade e pacto geracional, norteadores do plano. Além de travar as negociações, a Caixa não apresenta nenhuma proposta para o novo acordo sobre o Saúde Caixa. O plano foi uma conquista dos trabalhadores, consolidada desde 2004. Em novembro será o momento de um novo acordo ser assinado entre empregados e a Caixa sobre as regras do Saúde Caixa. “Só vamos garantir nossos direitos por meio de mobilização e Luta”, enfatiza Rita Lima.

