Manifestação contra a reforma da Previdência, em 2018, em Vitória (Fotos: Sérgio Cardoso)

Reunindo trabalhadores formais e informais, do campo e da cidade, movimentos e outras organizações sociais, a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora faz história na defesa dos direitos dos trabalhadores e completa 10 anos de atuação. Ao longo desse período, a Central, à qual o Sindibancários/ES é filiado desde 2016, fortalece e amplia sua atuação nas lutas dos trabalhadores por direitos como saúde, educação, transporte, segurança, trabalho digno e por mais conquistas trabalhistas.

Diante das diversas tentativas de desmantelar a jovem democracia brasileira, principalmente depois do golpe contra a presidenta Dilma Roussef em 2016, a Intersindical também se tornou protagonista contra as diversas ações e governos antidemocráticos, como ressalta a coordenadora-geral do Sindibancáros/ES e dirigente da Intersindical, Rita Lima.

Rita Lima

“Desde a fundação, a Intersindical atua, junto com outras entidades e organizações sociais, em defesa da democracia e contra todas as formas de destruição dos direitos sociais e da liberdade de expressão. Celebramos 10 anos da nossa Central no mesmo ano em que rememoramos os 60 anos do golpe militar e as atrocidades cometidas durante a Ditadura Militar. É justamente nossa trajetória até aqui que nos impulsiona a seguir organizados, entrincheirados e unidos mais do que nunca para barrar que barbaridades cometidas durante a ditadura jamais se repitam na história do nosso país. O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo não poderia estar de outro lado a não ser filiado à Intersindical que tem as mesmas concepções e compromissos com a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia”.

Carlão durante o Congresso da Intersindical

Fundada em meio ao aprofundamento do neoliberalismo, da precarização do trabalho e das condições de vida dos brasileiros, a Intersindical seguiu no caminho contrário ao da fragmentação dos trabalhadores, como enfatiza o diretor do Sindibancários/ES e dirigente da Intersindical, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

“Nos últimos anos, enfrentamos a intensa precarização das formas de contratação e das condições de trabalho. A Intersindical foi constituída neste contexto justamente para organizar e aglutinar a classe trabalhadora em geral, as associações, organizações e movimentos sociais, unindo justamente aquilo que o sistema capitalista divide. A Intersindical tem, portanto, esse diferencial de ser uma central sindical e popular, autônoma em relação a partidos e governos e que abarca as diversas formas de organização dos trabalhadores. E tem sido vitoriosa nesse papel”, destaca Carlão.

Idelmar Casagrande

“A Intersindical foi um espaço construído democraticamente desde a base dos movimentos, como uma forma de lutar contra a burocratização e a falta de democracia interna de algumas centrais e, sobretudo, um espaço de aliança entre o sindical e o popular. A criação da Intersindical veio como forma, portanto, de discutir os desafios da classe trabalhadora, desde o seu local de moradia até  seus direitos trabalhistas. Em apenas dez anos de fundação, a Intersindical desempenhou um papel importantíssimo na luta contra as reformas trabalhistas e previdenciária e nas lutas gerais, como mais recentemente contra as diversas tentativas de golpe da extrema direita”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES e dirigente da Intersindical, Idelmar Casagrande.

Em nota comemorativa do aniversário de 10 anos, a Secretaria Geral da entidade destaca os desafios para os próximos anos: “O aniversário de dez anos da Intersindical não apenas celebra as lutas passadas, mas também reafirma o compromisso da organização com os desafios futuros. Esses desafios passam sobretudo por conquistar direitos trabalhistas que foram desmantelados, organizar e garantir direitos para os trabalhadores terceirizados, autônomos e informais, que hoje são a maior parte da classe trabalhadora brasileira, estes são, com certeza, o desafio dos próximos 10 anos.”

Viva a Intersindical! Viva os trabalhadores e trabalhadoras!